top of page

Entenda por que sua empresa precisa ouvir a opinião dos clientes para sobreviver

Atualizado: 16 de nov. de 2023

Os formulários são importantes ferramentas e ajudam a entender o que as pessoas têm a dizer. Saiba como usá-los para ouvir a opinião dos clientes e crescer!

Ouvir a opinião dos clientes é uma prática fundamental para qualquer negócio que deseja se dar bem em seu mercado de atuação. Afinal, as pessoas, especialmente aquelas que lidam diariamente com seu produto ou serviço, têm muito a dizer sobre essa experiência.

Empresas antenadas nestas questões mantém seus ouvidos atentos para atender a estas necessidades e melhorar continuamente.

Não é a toa que milhares de pessoas no mundo utilizam essa estratégia como parte do seu processo de desenvolvimento.

Se você ainda não é uma delas, não se preocupe. Seguindo as orientações deste post, você vai perceber que reunir feedbacks pode ser muito simples. Basta escolher a plataforma ideal, ter um pouco de planejamento e botar a mão na massa. Vamos lá?

Por que ouvir a opinião dos clientes é importante?

O objetivo de qualquer negócio é vender e obter lucro em suas operações. Mas as coisas não param por aí.

Estes resultados só existem quando uma combinação de fatores está orquestrada para que isso ocorra. O sucesso depende da boa aceitação do produto, de um mercado potencial para consumí-lo, do atendimento dessa demanda e da entrega de uma solução que resolva todas as questões levantadas.

Nesse contexto, ouvir a opinião dos clientes se torna essencial para que uma empresa faça sua lição de casa. Possa tomar decisões mais assertivas e melhorar seus processos sabendo o que está ou não funcionando.

São essas respostas que dão vazão para que novas ideias aconteçam. Afinal, é por meio dos feedbacks que seus clientes expõem sua opinião, dão indícios sobre seus gostos e preferências, o quanto estão dispostos a pagar, e enfim, passam informações muito valiosas acerca do que e como sua empresa deve se relacionar com eles para conquistar sua preferência.

Os formulários como canal de comunicação

Nessa jornada de conhecimento, encontrar o canal ideal para se relacionar com os clientes é um passo importante. Nada melhor para isso, do que fazer uma pesquisa de satisfação com seus clientes.

Um dos meios mais simples para fazer isso é utilizando um formulário para coletar o feedback das pessoas que usam seus produtos ou serviços.

Você pode até fazer isso manualmente, mas não recomendo. Existem plataformas modernas que vão te poupar tempo e dinheiro neste processo. Sem contar nos ganhos que você terá em suas tomadas de decisão, gerados pela maior precisão das respostas e pela facilidade de acesso.

O Coletum é uma opção bem completa para isso. Com ele, você pode oferecer diferentes canais para falar com seus clientes. Você pode usá-lo, por exemplo, para reunir, armazenar e analisar feedbacks de formulários enviados por e-mail, chat, blog, site, rede social ou ainda, ter pessoas na rua fazendo entrevistas. Tudo de forma organizada e muito segura.  

Tendo diferentes meios como opção de escolha para falar, as pessoas se sentem mais confortáveis e livres para expressar o que sentem. Como consequência, seus feedbacks são mais verdadeiros e consistentes.

Como coletar feedbacks usando o Coletum?

A criação de formulários no Coletum é amigável e intuitiva. Bastam apenas 3 passos: você escolhe o nome, adiciona os campos e configura o acesso (por equipe e/ou preenchimento público). Simples assim!

Contudo, para saber a opinião dos clientes você não deve limitar as respostas que pode obter com seu formulário, perguntando para as pessoas apenas se elas estão satisfeitas ou não.

Sua empresa precisa ouvir a opinião dos clientes para sobreviver

Para evitar que isso aconteça com você, vamos te dar dicas valiosas que vão te ajudar a maximizar o poder dos seus dados.

Modelo de formulário gratuito

Se você tem interesse em realizar uma pesquisa de satisfação, vai gostar de saber que, com essas dicas e o modelo de formulário que oferecemos, você pode criar um formulário personalizado e começar agora mesmo!

A sequência que sugerimos, divide o formulário em 3 seções. A ideia com isso, é tornar os dados organizados e criar uma comunicação mais fluida com seus clientes.

Aqui está um modelo de formulário de satisfação.

#1 Mensagem de boas vindas

Ao criar o seu formulário, você pode começar com uma mensagem de boas-vindas. Adicione o seu logo e um texto amigável para expor seus objetivos.

#2 Adicione perguntas gerais e específicas

Na sequência adicione suas perguntas. Comece analisando o contexto de forma geral. Assim, você poderá reconhecer a impressão que as pessoas têm do todo, para depois partir para cada um dos aspectos em particular.

Sua empresa precisa ouvir a opinião dos clientes para sobreviver

Na sequência, pense nos principais elementos do seu produto ou serviço, e crie perguntas específicas para avaliar cada um deles individualmente. Você vai ver que no Coletum você tem à disposição diversos tipos de pergunta para isso, desde questões de múltipla escolha a perguntas de resposta única. Se você tem alguma dúvida com relação a quando usá-las, baixe nosso e-book e receba todas as dicas que você precisa.

Sua empresa precisa ouvir a opinião dos clientes para sobreviver

Ah, outro dado importante. Além de solicitar uma nota, que classifica o grau de satisfação com relação a cada item, não esqueça de levantar os motivos que levaram as pessoas a darem essas notas. Você pode dar opções de respostas ou usar questões abertas para isso. Mas lembre-se: questões abertas podem dar trabalho para classificar, tratar e analisar as informações quando você trabalha com um grande volume de dados. Fique atento!

Sua empresa precisa ouvir a opinião dos clientes para sobreviver

#3 Mensagem de agradecimento

Para encerrar você pode incluir uma mensagem de agradecimento para despedir-se de forma cordial e mostrar o quão bem-vinda e desejável é ouvir a opinião dos clientes para sua empresa.

E aí, gostou das dicas? Qual estratégia você tem usado para ouvir a opinião dos clientes? Compartilhe suas experiências nos comentários!

Commentaires


bottom of page