top of page

O que é pesquisa de campo, qual a estrutura e como potencializar a coleta de dados

Atualizado: 16 de nov. de 2023

Fruto da observação de dados in natura, a pesquisa de campo requer instrumentos que dêem precisão e profundidade aos estudos para certificar os resultados obtidos.

Os pesquisadores têm a sua disposição um leque variado de pesquisas para encontrarem as respostas que procuram.

Neste universo, os tipos de pesquisas variam conforme seus objetivos, procedimentos de coleta e, também, conforme as fontes de informação.

A pesquisa de campo é um destes exemplos. Ela recebe este nome porque prioriza em seu método as suas fontes de informação. Isso quer dizer, os lugares e situações de onde serão extraídos os dados que o pesquisador precisa.

Saiba o que é uma pesquisa de campo

Trata-se de um estudo em profundidade realizado no lugar natural em que um fato ou fenômeno acontece. Neste ambiente, os dados in natura são coletados por observação direta ou estudo de caso.

Neste tipo de estudo, é comum que o pesquisador realize a maior parte do trabalho pessoalmente. Uma vez que, essa metodologia reforça a relevância do profissional, ter tido, por ele mesmo, a experiência na situação do estudo.

Por conta destas características, a pesquisa de campo é amplamente utilizada pela ciência e diversas áreas de estudo. Entre elas, podemos citar a Antropologia, a Sociologia, a Psicologia, a Economia, a História, a Arquitetura, a Pedagogia, a Política, as Ciências Exatas, da terra e do mar, entre outras. Sempre com o intuito de compreender os diferentes aspectos de uma determinada realidade.

Todas estas características conferem à atividade do pesquisador certa complexidade para a obtenção dos dados. Como consequência, pede atenção na criação do formulário para pesquisa de campo.

A notícia boa é que hoje, com o advento das novas tecnologias, tudo ficou mais fácil. A pesquisa de campo ganhou recursos para facilitar, agilizar e ampliar a confiabilidade dos resultados obtidos. E é justamente a este ponto que queremos te levar com o conteúdo deste artigo.

Afinal, a qualidade de um dado é essencial para que uma pesquisa forneça os resultados esperados e seja uma fonte confiável de informação.

A estrutura da pesquisa: criando o desenho do estudo

Toda pesquisa, para ser científica, deve seguir métodos e um roteiro específico para ser considerada como tal. Na pesquisa de campo, isso não é diferente.

O desenho do estudo traz algumas necessidades. A começar pela definição do problema (ou pergunta) a ser investigado no estudo e os objetivos da pesquisa.

Além destes tópicos relacionados ao tema, fazem parte da estrutura de uma pesquisa de campo:

  1. A população (o público-alvo) a ser estudado

  2. O método pelo qual a escolha da amostra será obtida

  3. O tipo da abordagem metodológica (se quantitativa, qualitativa ou mista)

  4. Quais fenômenos serão estudados

  5. Os métodos de medição das variáveis de interesse

Tendo claras estas definições, o pesquisador pode partir para a pesquisa propriamente dita. Para isso deve criar o formulário para pesquisa de campo e obter seus dados.

Junto da coleta, o pesquisador deverá fazer o levantamento bibliográfico e o desenvolvimento da fundamentação teórica necessária ao trabalho em questão.


Ebook Sucesso na Coleta de Dados

Descubra como potencializar a pesquisa de campo com ferramentas digitais

Abaixo apresentamos alguns pontos que podem facilitar o trabalho e deixar a pesquisa de campo mais organizada e fácil de ser analisada.

Use a tecnologia para criar o formulário para pesquisa de campo

A criação de um formulário é um ponto dos mais delicados em uma pesquisa. Afinal, saber “o que” e “como” perguntar é o que vai levar às respostas que um pesquisador procura.

Para ser conciso e otimizar suas tarefas, dê preferência para ferramentas digitais. Elas agilizam e facilitam o trabalho porque priorizam a usabilidade do pesquisador.

Em se tratando de pesquisas de campo, as ferramentas digitais são uma grande vantagem. Afinal, o roteiro das perguntas será preenchido pelo próprio pesquisador no momento da coleta, de forma digital.

Nessas plataformas o próprio sistema orientará para que o formulário se mantenha objetivo.

Com os tipos de perguntas disponíveis, você pode dar preferência para questões fechadas. O que posteriormente facilitará sua interpretação, a ordenação das questões, a paginação dos formulários, entre outros benefícios.

Ah, e um detalhe importante. Para preencher os formulários nessas plataformas, escolha uma opção que permita coletar dados sem precisar estar conectado à internet.

A grande vantagem aqui é que, independente do local que você esteja (em alto mar, no campo, em locais remotos ou em comunidades distantes), você poderá registrar seus dados sem estar conectado. Posteriormente, quando estiver em uma rede de internet, os dados serão sincronizados e enviados para um servidor seguro, na nuvem.

Insira coordenadas geográficas para certificar a cobertura da sua pesquisa

Você pode configurar o formulário da sua pesquisa para armazenar as coordenadas dos locais onde os dados foram preenchidos.

Feito isso, quando estiver conectado a um computador, você conseguirá visualizar nos mapas fornecidos por estas ferramentas, onde os dados foram coletados.

Isso lhe dará segurança com relação à cobertura da sua pesquisa, certificando que o pesquisador realmente esteve naquele local para preencher o formulário.

Fotografe e inclua outros documentos para enriquecer os dados observados

Em pesquisas de campo, incluir fotos e documentos de texto complementares nos formulários, podem ser recursos extremamente valiosos. Eles ajudam na posterior interpretação dos ambientes ou fatos observados.

Esse recurso pode ser usado para registrar e conferir os resultados das análises de cada amostra coletada e vários outros fins como: o controle e a gestão de estoques, a projeção da produção, a avaliação da produtividade de uma colheita, pesquisas de mercado e muitos outros.

As facilidades de incluir estes recursos diretamente no formulário para pesquisa de campo está na otimização do processamento destes dados.

Ou seja, em um único local você terá a sua disposição fotos e formulários correspondentes. Com isso, o cruzamento dessas informações fica muito mais rápido, prático e inteligente.

Vá a campo munido de todas as ferramentas na palma da sua mão

Se antes, para realizar uma pesquisa de campo os profissionais precisavam ser verdadeiros equilibristas, contornando o uso de diversos instrumentos e ainda certificarem-se de que nenhuma fonte fosse perdida, hoje tudo ficou muito mais prático.

Usando ferramentas digitais para fazer pesquisas de campo, você pode seguir para o seu destino usando apenas os recursos do seu smartphone ou tablet.

Isso porque as plataformas digitais agregam, no próprio sistema, recursos que antes só eram possíveis de se ter utilizando papel, caneta, GPS, máquina fotográfica e outros apetrechos necessários para as pesquisas de campo.

Isso sem contar na economia de tempo e dinheiro que você terá. Usando uma plataforma digital, como é o caso do Coletum, todo o trabalho de digitação na tabulação dos dados pode ser dispensado.

Com tantas possibilidades, a profundidade na captação de dados, exigida em uma pesquisa de campo, ficou mais fácil de ser conquistada, mais dinâmica e precisa.

É a tecnologia a favor dos pesquisadores, usada para minimizar as margens de erro e gerar mais credibilidade e segurança para os seus estudos.


use o coletum de graça
bottom of page