top of page

Aprenda como utilizar ferramentas digitais para fazer uma pesquisa on-line

Atualizado: 16 de nov. de 2023

Ferramentas digitais para fazer uma pesquisa on-line estão ajudando muitas pessoas, empresas e instituições a encontrarem respostas mais ágeis e seguras para as questões do seu cotidiano.

Seja para acompanhar os movimentos do mercado, o comportamento de compras, fazer auditorias, vistoriar obras civis, fazer controle de qualidade, ou acompanhar o trabalho no campo, as pesquisas são essenciais para dar mais segurança na tomada de decisões e projetar o futuro.

Com o avanço das tecnologias digitais,  as ferramentas on-line se tornaram ainda mais poderosas.

O que no passado era feito através de pilhas e pilhas de formulários em papel, hoje pode ser realizado com muito mais eficiência, por uma ferramenta digital ao alcance das mãos.

Uma das formas mais eficientes é fazer uma pesquisa com ferramentas on-line. Estes recursos permitem a criação de formulários personalizados, de acordo com suas necessidades, podendo ser preenchidos através de computadores, celulares ou tablets, a qualquer momento, em qualquer lugar.

A coleta de dados neste processo, é uma etapa muito relevante. A obtenção, validação e extração dos dados torna possível obter as informações, e transformá-las  em resultados e conhecimentos valiosos para sua atividade.

Sabendo da importância destas tecnologias, destacamos alguns passos para te ajudar a usar ferramentas digitais e fazer uma pesquisa on-line.

Os benefícios de fazer uma pesquisa on-line

As tecnologias digitais são, sem sombra de dúvidas, as formas mais baratas e rápidas para se fazer uma pesquisa on-line. Comparadas aos métodos tradicionais, elas são bem mais acessíveis, podendo até serem utilizadas de forma gratuita.

Outra grande vantagem das pesquisas on-line é a agilidade e a facilidade na obtenção de respostas. Sem contar a automatização dos processos. Em uma pesquisa on-line você não precisará mais lidar com pilhas de papel, dados não padronizados, documentos extraviados, e tantos outros problemas decorrentes dos processos manuais.

Ao fazer uma pesquisa on-line, você pode ainda agregar outros tipos de dados aos seus formulários, como informações de geolocalização, imagens, fotografias, ou outros arquivos de documentos.

Avaliando todos estes benefícios, é fácil compreender os motivos que têm levado pessoas e empresas a migrarem dos processos analógicos para as atuais plataformas digitais.


Ebook Sucesso na Coleta de Dados

Como criar formulários online?

Se não bastasse todos esses benefícios, é possível destacar mais um argumento: a facilidade. O processo se resume em apenas 4 passos, que você confere a seguir:

Defina o objetivo e o tema da pesquisa

Antes de criar a sua pesquisa tenha em mente os objetivos e o tema da pesquisa. São essas informações que irão direcionar sua coleta de dados e ajudarão na elaboração do seu formulário.

Os objetivos da sua pesquisa podem ser vários: avaliar a satisfação de clientes; fazer o controle de qualidade de determinado produto; fazer o controle de pragas e doenças em plantações; e por aí vai.

O tema nada mais é que a titulação da sua pesquisa, de forma mais simples, é o nome que você dará a ela.

Escolha seu público-alvo

Saber para quem perguntar – ou, no caso das pesquisas de observação, o que, quando e onde avaliar – é tão importante quanto os dados que se quer ter com a pesquisa. Por isso, essa etapa requer muita atenção.

Para isso você utilizará de alguns critérios, tais como área geográfica, perfil, faixa etária, hábitos, entre outras possibilidades que você julgar relevantes para seu estudo.

Determine as hipóteses

Uma hipótese é uma afirmação que pode ser desafiada. Ela serve para demonstrar o que será preciso perguntar para confirmar ou refutar as previsões levantadas.

Nesta etapa você pode criar uma frase que possibilite questionar o “como?”, “de que modo?” e o “porquê” você deve fazer esta pesquisa para alcançar os resultados esperados em seu estudo.

Determine suas perguntas

Nesta fase você está pronto para elaborar as questões do seu formulário.

Há diferentes tipos de perguntas que você pode utilizar em um questionário. As perguntas podem ser abertas, desqualificatórias, em escala, de resposta única, entre outras.

Você pode estabelecer que algumas perguntas do seu formulário, sejam respondidas através de fotos, arquivos e até mesmo localização geográfica.

No mais, é usar sua criatividade para reunir todas as perguntas que seus entrevistados serão convidados a responder, para que os resultados que você deseja  ao realizar a pesquisa sejam alcançados.

Quais são as melhores ferramentas e como usá-las para fazer uma pesquisa on-line?

Depois do planejamento, chega a hora de colocar seus conhecimentos em prática. Para isso queremos te apresentar o Coletum, uma ferramenta para criação de formulários on-line, que oferece uma versão de avaliação gratuita. O Coletum é mais completo e possui recursos que outras opções do mercado não possuem.

Usando esse aplicativo, você não tem a necessidade de instalar programas específicos ou complicados. A plataforma funciona diretamente no seu navegador da internet, como Chrome, Firefox, Safari, ou Internet Explorer.

Um dos diferenciais mais importantes  do Coletum, é a possibilidade de coletar os dados em modo off-line, ou seja, sem internet, através celulares smartphones. Depois, quando houver conexão de dados 3G/4G ou Wifi, os dados são enviados para um servidor seguro e ficam instantaneamente disponíveis para visualização e download a partir do seu computador.

No Coletum a criação de formulários é bastante amigável, basta seguir três passos básicos:

  1. Escolher o nome do formulário

  2. Informar as questões ou perguntas a serem respondidas

  3. Visualize como ficou seu formulário

  4. E pronto, simples assim!

O Coletum permite ainda que, se você trabalha com  uma ou mais equipes, possa acompanhar o trabalho de coleta de cada colaborador e os locais onde os dados foram coletados. As coordenadas geográficas ficam armazenadas e disponíveis para você no mapa interativo do Coletum.

Hoje, qualquer pessoa tem à disposição um caminho imenso para explorar novas conexões, adotar ideias mais criativas e maneiras inovadoras, mais leves e intuitivas, para encontrar as respostas para as questões do seu cotidiano.


use o coletum de graça
bottom of page