top of page

Dicas para otimizar um projeto de monitoramento ambiental

Atualizado: 16 de nov. de 2023

Plataformas on-line de coleta e armazenamento de dados aumentam a precisão e o controle em projetos de monitoramento ambiental.

O monitoramento ambiental consiste em um processo de coleta de dados e acompanhamento contínuo das variáveis ambientais.

Além da preservação ambiental, que é o foco essencial do procedimento, empresas e organizações encontram nesta tarefa um meio de garantir a continuidade das suas atividades produtivas.

Isso porque, com este instrumento, se torna possível monitorar os impactos ambientais gerados pela atividade exercida, evitar danos indesejados ou até mesmo otimizar a cadeia produtiva e o uso da matéria prima.

Mas, assim como qualquer processo gerencial, a implementação de um projeto de monitoramento ambiental enfrenta algumas dificuldades.

Entre elas eu poderia listar: os próprios processos produtivos, fatores econômicos, atendimento à legislação e o pessoal envolvido.

Questões que poderiam ser minimizadas por meio da elaboração de um plano de ação mais eficiente. Que melhorasse a precisão dos resultados obtidos e reduzisse os custos envolvidos.

Imagino que você tenha consciência disso e é por isso que você está aqui.

Portanto, continue a sua leitura. Acredito poder te ajudar com isso.

No decorrer deste artigo, vou te dar algumas dicas para que você consiga otimizar o seu projeto de monitoramento ambiental. Acompanhe.

Otimizando o monitoramento ambiental com o uso da tecnologia digital

Dicas para otimizar um projeto de monitoramento ambiental

Para que as empresas possam melhorar a precisão dos resultados obtidos em um projeto de monitoramento ambiental, elas têm a sua disposição plataformas on-line para coleta e armazenamento de dados.

Estes softwares armazenam os dados em uma plataforma virtual georreferenciada – em nuvem – que permite a atualização das informações geradas por uma equipe em um intervalo de tempo determinado.

Com isso cria-se uma estrutura completa que armazena os eventos ocorridos e possibilita que um monitoramento ambiental seja acompanhado de forma ágil e dinâmica.

A partir destes dados é possível criar filtros, gráficos e planilhas. Recursos que serão essenciais para fazer um diagnóstico da situação, relatar os impactos e problemas ocorridos, verificar a repetição de eventos, compará-los com as previsões; detectar mudanças e alertar sobre a necessidade de agir.

Considerando a sua versatilidade e facilidade de operação, estes instrumentos oferecem inúmeros recursos para otimizar um projeto de monitoramento ambiental, desde sua implantação a análise dos resultados.

Conheça como algumas destas etapas podem ser beneficiadas por estes instrumentos.

Listagem dos parâmetros de monitoramento

Dicas para otimizar um projeto de monitoramento ambiental

Projetos de monitoramento ambiental exigem que sejam estabelecidos alguns parâmetros de monitoramento.

Estes indicadores devem descrever o estado e as tendências dos recursos ambientais; a situação econômica das áreas de estudo; as responsabilidades das instituições envolvidas; entre outras muitas questões.

Criar listas, formulários ou checklists a fim de organizar as informações obtidas nestes diversos parâmetros e reuni-las em um ambiente seguro pode ser um problema. Isso, se o processo for realizado manualmente ou requerer o uso de diversos sistemas e planilhas paralelas.

Afinal, os problemas ambientais são cada vez mais complexos. Exigem instrumentos que sejam capazes de integrar diferentes dados, sejam eles físicos, químicos, biológicos ou sociais que constituem determinada área em um mesmo ambiente.

Com a ajuda de softwares on-line para a coleta e armazenamento de dados tudo isso se torna mais simples.

É possível criar e integrar formulários e diversos documentos, como relatórios fotográficos, entrevistas, observações da equipe técnica, listas de presença, imagens de satélite e uma infinidade de dados.

Tudo em uma única plataforma. Que permite o acesso facilitado e contínuo às informações sobre os ambientes monitorados.

Definição do local e da frequência da coleta

Dicas para otimizar um projeto de monitoramento ambiental

Ao realizar um monitoramento ambiental é preciso pensar sobre quais as localidades e amostras serão levantadas. Mas também como se dará o acompanhamento desta rede de monitoramento.

Integrar todos estes elementos durante as atividades em campo exige controles precisos. Tanto para certificar a localização exata, como gerir a equipe. Certificando que ela realmente esteve nos locais indicados e na frequência exigida.

Existem softwares para a coleta de dados que oferecem versões para smartphones e tablets, que otimizam esta complexa tarefa.

Usando este aplicativo é possível fazer coletas simultâneas em campo por várias pessoas. Cada uma em um local de coleta diferente, seja qual for o tamanho da equipe. E cada usuário tem um login e uma senha.

E para que o trabalho seja ainda mais efetivo, você pode ainda visualizar um mapa interativo o local onde as coletas foram realizadas.

Com isso, nada foge do seu controle. E você fica sabendo quem coletou e quando a coleta do dado foi realizada.

Acompanhamento dos resultados

Dicas para otimizar um projeto de monitoramento ambiental

A avaliação dos resultados é imprescindível no desenvolvimento de um projeto de monitoramento ambiental.

Porém, para que ela seja verdadeira é fundamental que se ordene e interprete os dados colhidos. Usando métodos que permitam a padronização dos processos e a rastreabilidade das informações de forma ágil.

Nada melhor neste momento, que poder contar com alguns facilitadores. Como filtros e gráficos, que são recursos disponibilizados pelos softwares de coleta de dados.

Sistemas mais completos, como o Coletum por exemplo, permitem que o usuário faça uma análise prévia dos dados ou gere informações dentro do próprio sistema.

Quem trabalha com planilhas com centenas de registros ou dados complexos pode contar com este recurso para encontrar valores e cruzá-los rapidamente.

Pode também, contar com estes recursos para criar gráficos na própria ferramenta, sem a necessidade de exportar os dados.

Este auxílio é muito valioso para que você possa acompanhar o monitoramento ambiental. Mesmo ainda em andamento, tendo informações preciosas prontamente à sua mão e atualizadas em tempo real.

Com essas informações, acredito que você consiga fazer um trabalho mais eficaz para otimizar o seu projeto de monitoramento ambiental e com isso gerar soluções que permitam tomadas de decisão mais assertivas.

Ah, e se quiser conhecer outros benefícios da ferramenta você pode ter acesso a outros conteúdos aqui no blog ou entrar em contato, via chat, e-mail ou telefone.

bottom of page