top of page

Como organizar e armazenar dados de pesquisa para o TCC

Atualizado: 16 de nov. de 2023

A organização dos dados de pesquisa para o TCC tem grande impacto no resultado final do projeto. Saiba como simplificar este processo e não deixar nada para traz.

Quando se está na faculdade, ouvir a frase “você foi aprovado no seu TCC” é, para muitos universitários, melhor do que ganhar na loteria. Contudo, a gente sabe que até chegar lá vai-se um longo caminho.

Um dos maiores desafios está justamente no início desta jornada, quando o estudante decide começar a sua pesquisa científica.

São tantas as tarefas, anotações e leituras para se fazer que se perder no meio desse turbilhão de ideias é muito fácil.

Principalmente no caso de alunos da área de pesquisa, que necessitam gerar e armazenar os dados de pesquisa para usá-los no trabalho de conclusão de curso.

Se você está passando por essa situação não se desespere. Saiba que existem formas inteligentes de gerir os dados de pesquisa para o TCC. Prepare-se para conhecê-las!

Facilite a coleta de dados com a ajuda da tecnologia

A pesquisa para o TCC pode ser considerada a parte mais robusta do trabalho. É durante essa fase que o estudante vai a fundo na investigação. Gera os dados e estuda o fenômeno que pretende compreender.

A tecnologia pode ser uma grande aliada dos universitários que se encontram nesta fase.

Com a ajuda de aplicativos e plataformas virtuais – especializadas em coleta e armazenamento de dados – o aluno pode fazer a coleta de dados para a sua pesquisa de forma eficiente e dinâmica.

Estas plataformas permitem a criação de formulários personalizados. E ainda, registram os conteúdos encontrados de forma organizada, segura e permitem que as coletas sejam feitas offline.

Guarde suas anotações em segurança e um só local

Todo universitário, especialmente durante a etapa de pesquisa para o TCC, precisa de uma plataforma segura para guardar todos os dados coletados e anotações vinculadass.

Afinal, gerir manualmente dados ou amostras que têm código único, sem que tudo fique largado ou distribuído em várias planilhas é quase impossível. Isso sem contar nos riscos de acessar versões desatualizadas ou ainda de perder informações.

A melhor opção para evitar estes problemas é o Coletum. Nele é possível coletar, armazenar e ainda compartilhar os dados com qualquer colega que fizer parte da equipe e também com o orientador do trabalho. Tudo fica guardado na nuvem e pode ser acessado de diferentes plataformas e sistemas operacionais, sem a necessidade de instalar programas.

Simplifique a consulta e a visualização dos dados  

Os dados de pesquisa para o TCC precisam ser acompanhados com frequência. Afinal, é dali que muitos insights serão gerados e o aluno dará sustentação para suas hipóteses.

No momento em que o aluno começa a redigir seu trabalho de conclusão de curso, acessar estes dados, ou um fragmento específico, também é essencial para referenciar as fontes de coletas, data e pessoa responsável.

Imagine agora, empregar alguns meses na pesquisa para o TCC e quando enfim você começa a escrever o trabalho percebe que perdeu a informação sobre “quem foi o coletor” ou “o local de coleta das amostras ” de um determinado fragmento de dados! Tenso, não é mesmo?

Para evitar passar por esse sufoco você pode guardar seus dados e anotações das coletas em plataformas online, como o Coletum. Em poucos cliques, com a função filtro, você pode rapidamente encontrar o que procura. Tudo isso com informações temporais e geolocalizadas.

Se você precisar criar gráficos rápidos e objetivos para uma análise prévia, essa plataforma também pode ser usada com muita eficiência. O Coletum possui vários recursos que permitem a criação de formulários personalizados, filtros e gráficos diretamente na ferramenta.

Exporte os dados no formato que precisar para fazer suas análises

No trabalho de pesquisa para o TCC, após ou ainda durante a coleta de dados é preciso realizar a análise do conteúdo gerado. 

Este é o momento quando o aluno reflete sobre os dados coletados e compartilha essas informações com colegas e orientadores.

O entendimento dos conteúdos, feito por meio de uma classificação sistematizada é fundamental para a compreensão destes estudos. Assim como a sequência organizada de gráficos e tabelas.

As plataformas virtuais para coleta e armazenamento de dados são muito eficazes para isso também.

Entre as principais vantagens apresentadas está a padronização dos dados. O aluno ganha em agilidade porque não perde tempo com a limpeza e organização da base de dados em razão dos valores inseridos serem validados já no momento do registro.

Quem opta em fazer análises prévias dos dados coletados também tem grandes benefícios com as plataformas virtuais. Todos os dados gerados para o TCC podem ser acessados em tempo real.

O aluno pode ainda visualizar e editar os preenchimentos. Pode também, visualizá-los em um mapa interativo, além de exportá-los para outras ferramentas que melhor satisfaçam suas necessidades de análises.

Isso abre um leque de possibilidades para o aluno, que pode identificar e separar as coletas que são realmente relevantes para o problema tratado no TCC.

Enfim, tudo nestas ferramentas é feito para otimizar as tarefas e maximizar o poder dos dados coletados.

Curtiu as dicas que levantamos para você? Saiba que têm mais de onde elas vieram.

Aprofunde seus estudos com estas leituras. Use o Coletum para melhorar a organização e a produtividade da sua pesquisa para o TCC!

bottom of page