top of page

A importância do monitoramento da concorrência para empresas prestadoras de serviço

Atualizado: 16 de nov. de 2023

A eficácia do monitoramento da concorrência depende de dados qualificados e de análises recorrentes feitas neste cenário.

Independentemente do tempo de atuação de uma empresa, seja ela uma marca já consolidada ou recente no mercado, manter no radar o monitoramento da concorrência é essencial para que ela mantenha sua competitividade.

Ao acompanhar as ações das outras empresas, atuantes em seu mercado, é possível avaliar quais estratégias estão gerando os melhores resultados e filtrar, quais destas fariam sentido explorar em seu próprio negócio.

Uma empresa prestadora de serviços, por exemplo, pode usar o monitoramento da concorrência para encontrar dados e indicadores que apontem o que uma dada empresa está fazendo para se destacar no mercado.

Entre os dados coletados pode estar: como é sua postura de atendimento, quais os preços que ela está praticando, quais os diferenciais que apresenta, quais as ações promocionais que ela desenvolve, e inúmeras outras questões que apontem quais resultados que essa empresa está obtendo em suas ações.

Entretanto, para ter uma boa percepção de seus concorrentes, muito mais do que se preocupar em levantar um grande volume de informações, você deve se atentar a qualidade destes dados.

Uma pesquisa de concorrentes deve ser amparada por bons dados, que estejam organizados e possibilitem cruzamentos inteligentes, capazes de gerar insights precisos para as tomadas de decisão.

Se este for o seu objetivo, alguns critérios devem ser levados em conta para que o monitoramento da concorrência produza os efeitos desejados. Acompanhe as dicas a seguir para garantir a maior assertividade em suas pesquisas.

Faça as perguntas certas

Já dizia Peter Drucker, considerado o pai da Teoria da Administração “o trabalho mais importante e mais difícil não é encontrar a resposta correta, mas fazer a pergunta certa”.

Apesar da antiguidade deste conceito, a premissa é muito válida para o nosso cotidiano. E, se tratando de coleta de dados, seus efeitos são ainda mais poderosos.

As perguntas certas são instrumentos excelentes de investigação. Porém, perguntas mal formuladas podem levar a desvios de interpretação e isso poderia ser fatal para o monitoramento da concorrência.

Para ser mais assertivo construa uma boa base, a começar pela criação do seu formulário de pesquisa.

Certifique-se de reunir dados confiáveis e auditáveis

Além de cuidar para que suas perguntas guiem sua pesquisa para os rumos certos, você deve tomar cuidado para que suas respostas sejam extraídas de fontes confiáveis. Sempre que possível, procure extrair os dados direto das fontes originais.

E lembre-se, para serem válidos, os dados levantados no monitoramento da concorrência precisam ser auditáveis, ou seja, garantir uma segurança razoável de que sua coleta de dados não terá distorções decorrentes de erros ou fraudes.

Um recurso que pode ajudar quando o assunto é confiabilidade das informações é o acompanhamento, em tempo real, do trabalho dos pesquisadores que estiverem em campo.

A tecnologia está a seu favor nesta questão. Para isso você pode contar com softwares de coletas de dados, que podem ser usados por sua equipe externa para observar o trabalho dos concorrentes.

Nesta tarefa, eles podem fazer o registro das atividades em campo, inclusive com fotos, compartilhando todo este trabalho de forma quase que instantânea, com você e toda a equipe.

Isso lhe permitirá ter mais controle sobre os processos, além de certificar de que os membros da sua equipe realmente estiveram presentes no local.


Ebook Sucesso na Coleta de Dados

Mantenha sua base organizada e bem segmentada

Um monitoramento da concorrência, feito de forma precisa, deve ser amparado por dados gerais, contendo informações sobre a cidade, o estado, o período que foram captados, entre outros, mas também por critérios específicos, como as lojas visitadas, os preços praticados, fotos das fachadas, das promoções praticadas e outros detalhes.

Como podem ver, são muitos os dados envolvidos. Por isso, a organização deste contingente de informações é essencial para o bom desempenho da sua análise e a agilidade com que isso será feito.

Usando softwares de coleta de dados você, além da confiabilidade das informações, também pode segmentar melhor sua pesquisa e organizar melhor os dados coletados.

Para começar, você já sai na frente porque todos os dados já estão digitalizados. E outra, os dados ficam organizados em formulários que são equipados com campos específicos, que podem conter fotos e outros documentos anexos e também coordenadas geográficas, para que a segmentação seja ainda mais precisa.

Estas ferramentas, além de pouparem tempo útil, também irão ajudar para evitar falhas humanas nos processos, como no preenchimento manual, o extravio de documentos, etc.

Facilite a leitura para uma rápida tomada de decisões

Estudar as práticas concorrentes, além de requerer uma visibilidade abrangente do mercado, exige também uma leitura rápida e simplificada destas informações.

Afinal, como diz o ditado popular, no mundo dos negócios tempo é dinheiro.

Nesse sentido, planilhas e gráficos podem fazem toda a diferença para quem vai interpretar os resultados gerados no monitoramento da concorrência.

Ao visualizar estas informações nestas condições, você pode identificar se os parâmetros estão de acordo com o esperado, se nenhum dado está fugindo da curva, ou ainda, se há algum concorrente se destacando mais em seu mercado, o que demandaria maior atenção da sua empresa.

Os softwares de coletas de dados trazem também benefícios nestas questões. Coordenadas geográficas podem ser visualizados em um mapa interativo, e você pode baixar todos os dados em formato CSV, para processá-los em ferramentas como Excel, Access, R, MATLAB, SAS/STAT, entre outras.

Torne o monitoramento da concorrência recorrente

Nada melhor para um eficaz monitoramento da concorrência que tornar essa atividade recorrente em suas práticas empresariais.

Uma análise histórica, com dados confiáveis, permite que sua empresa possa se planejar, antevendo estratégias e a ação da concorrência, para se sair melhor diante delas.

Além disso, ter uma visão aprofundada deste cenário pode te ajudar a tomar decisões mais rápidas, seguras e eficientes, e com isso, melhorar o posicionamento da sua empresa no mercado.

Agora você já sabe da importância de ter dados qualificados para o monitoramento da concorrência, que tal ingressar nessa viagem?

Com boas bases, e usando a tecnologia a seu favor, você está pronto para começar hoje mesmo. Que tal dar este start agora?


use o coletum de graça
bottom of page