top of page

Vantagens que os formulários online trazem para o seu negócio

Atualizado: 16 de nov. de 2023

Entenda o que são formulários online, os benefícios que essa ferramenta pode trazer e como otimizar os resultados da coleta de dados na sua empresa.

Hoje em dia, a internet é uma importante ferramenta de produtividade, facilitando a coleta de dados e a gestão da informação. O mundo é digital e gira nessa velocidade.

Contudo, não basta apenas marcar presença neste cenário. É preciso interpretar os sinais e entender as reais necessidades que os clientes apresentam para se manter alinhado com o ambiente e criar um fluxo constante de novas oportunidades, tanto de venda e como de crescimento.

Mas, você deve estar se perguntando: como fazer isso afinal?

Os caminhos para conquistar estes feitos envolvem diversas ações. Contudo, de forma sucinta, podemos dizer que, para começar, você vai precisar basicamente de um único documento: um formulário online.

Segure a ansiedade, pois já vamos te explicar tudo. O post de hoje aborda tudo o que você precisa para aproveitar dos benefícios de um formulário online e fazer o seu negócio prosperar. Confira!

O que é um formulário online e qual a sua importância?

Um formulário online é uma poderosa ferramenta de coleta de dados. Ele é capaz de levantar os hábitos dos seus clientes, opiniões e ideias de melhoria.

Além disso, ele colabora com informações preciosas que podem lhe dizer o que está funcionando, o que está prejudicando a sua empresa e o que seus clientes realmente querem.

Eles podem ser usados de diferentes maneiras. Sempre com muita agilidade e precisão nos dados gerados, oferecendo vantagens competitivas que podem destacar o seu negócio em qualquer ramo de atuação.

Os benefícios para o seu negócio

É simples de ser criado

Com um formulário online personalizável e alinhado às suas necessidades é possível criar um produto prático e valioso para o seu negócio.

Pense, por exemplo, no quanto um formulário online poderia facilitar a sua vida na criação de um novo produto, ou para oferecer um novo serviço ao seu cliente, ou mesmo para coletar dados específicos para alguma campanha da sua empresa.

Uma solução focada na sua necessidade permite que você customize, de maneira intuitiva e prática, um formulário online para cada demanda ou oportunidade que surgir.

A coleta de dados é rápida e segura

Formulários online permitem que você colete dados de maneira segura e eficiente. Eles fazem com que os usuários registrem as suas informações, que ficarão salvas em seu sistema. Esses dados podem ser usados para aprofundar o conhecimento que você tem a respeito do seu público-alvo.

Eles também facilitam a busca e a interpretação das informações. Além disso, possibilitam que os dados sejam padronizados e validados já no momento da coleta, minimizando as chances de erro.

Formulários aumentam as chances de conversão

Muito se fala, atualmente, a respeito da importância de converter usuários em clientes no momento mais apropriado para eles em suas jornadas de compras.

Indispensável dizer, portanto, o quão importante é o papel do formulário online nesse contexto. Afinal de contas, uma ferramenta de coleta de dados pode ser o diferencial para gerar um novo lead ou nutri-lo no momento certo – com o aval do potencial cliente, é claro.

Dessa maneira, vale apostar nos formulários online por conta dessa versatilidade. Eles permitem criar maneiras de atrair, interagir e oferecer condições exclusivas aos usuários. Cada formulário já é um significativo primeiro passo para convertê-los em clientes do seu negócio.

A ferramenta potencializa a exposição da sua marca

A criação de formulários online, visualmente bonitos e alinhados a identidade visual da sua empresa, também é uma vantagem. Eles possibilitam transformar simples documentos em algo menos burocrático e maçante de se responder.

Assim, a personalização das fontes, cores e até mesmo da linguagem adotada nos formulários online garantem que você transmita mensagens mais atrativas ao seu público-alvo. Como consequência, você tem um interessante cartão de visitas online. Tudo isso pode ajudar o seu público a entender quem você é a partir do preenchimento das informações solicitadas.

As informações coletadas estão em um local seguro

Diferentemente da coleta de dados em papel – cuja possibilidade de ter as informações perdidas, mal interpretadas ou mesmo extraviadas é maior – a gestão de informações online é muito mais eficiente e segura.

Eficiente, pois é o cliente quem faz o preenchimento dos dados. E segura, pois um ambiente online armazena rapidamente essas informações em servidores invioláveis.

Com isso, você pode ficar tranquilo ao saber que todos os dados coletados estão ao seu alcance, no momento e na hora em que quiser. Assim, eles poderão ser utilizados de forma muito mais poderosa.

Guia para a criação de formulários online de resultado

Agora que você já conhece alguns dos benefícios que os formulários online podem trazer para o seu negócio, vai gostar de conhecer algumas dicas sobre como maximizar o uso desta ferramenta.

Seu primeiro passo será a escolha da plataforma para a criação do seu formulário.

Você já ouviu falar do Coletum? Essa é uma grande oportunidade para conhecê-lo. Com ele é possível coletar e armazenar dados de acordo com suas necessidades. E mais, eles podem ser preenchidos através de um computador, celular ou tablet.

Criar formulários nessa ferramenta é muito simples. Basta seguir três passos: 1- escolha o nome; 2- informe os campos; 3- visualize como ficou. Pronto. Simples assim!

O Coletum te dá muitas opções. Nele, você pode escolher os tipos de perguntas e o formato dos dados que ele aceitará. Você pode ainda visualizar e editar os preenchimentos. Pode também, visualizá-los em um mapa interativo, além de exportá-los para outras ferramentas que melhor satisfaçam suas necessidades de análise. Tudo para que você obtenha um melhor desempenho nas suas atividades.

Como otimizar a sua experiência para obter as melhores respostas

Como vimos, o formulário online não é apenas uma tendência, mas uma exigência para quem deseja expandir a sua atuação digital, bem como conhecer mais a fundo os seus clientes.

Para chegar a estas respostas você tem vários caminhos. Pode incorporar uma pesquisa em um website existente, compartilhar seus formulários nas redes sociais, enviá-los em convites por e-mail ou ainda coletar dados em campo, usando para isso aplicativos disponíveis para smartphones e tablets.

Tudo isso é feito de uma maneira prática, com a qual os usuários estão cada vez mais habituados a lidar diariamente. Sem falar que estamos diante de uma solução econômica e sustentável, que abre mão do uso de impressões e mais uma série de outras despesas relacionadas ao seu orçamento.

Viu só como os formulários online podem ajudar a trazer melhores resultados para sua empresa? Então, que tal começar agora mesmo a usufruir dos benefícios dessa ferramenta? Inscreva-se no Coletum e teste à vontade. A plataforma tem uma versão gratuita para você experimentar, sem restrição de tempo de uso.


use o coletum de graça
bottom of page