top of page

Qual a importância de organizar dados de forma estratégica?

Dados em sua forma bruta podem não fazer muito sentido quando isolados. É por isso que organizar dados de forma estratégica se torna essencial. 

Não é novidade para ninguém a importância dos dados para as empresas, produtos e serviços.

Tanto que, não precisa ser grande para saber o quanto eles são relevantes em nosso cotidiano.

Ter informações úteis e sempre à mão é algo indiscutível para qualquer um. Elas auxiliam equipes e gestores nas tomadas de decisão, possibilitam calcular riscos, otimizar processos e melhorar resultados. Seja ele uma grande empresa, que faz isso usando softwares robustos, ou uma pequena organização que usa uma simples planilha para guardar seus dados.

Só isso já seria um bom motivo para manter uma base de dados bem estruturada. Mas, mais do que isso, garantir um ambiente organizado e acessível é uma questão estratégica.

Quando os dados são armazenados eletronicamente e de forma automatizada, eles se tornam ainda mais valiosos. Você consegue ter mais precisão, mais agilidade e ser mais assertivo nas suas escolhas.

Já deu para entender portanto, por que é importante manter um banco de dados consistente, organizado e disponível sempre que você precisar.

Mas, você pode ir mais além nesse contexto. Para fazer isso, basta que você se renda as facilidades de se trabalhar com um sistema em nuvem, para coletar e armazenar seus dados.

Essa questão é uma novidade para você?

Não se preocupe. Com esse artigo, você não só vai aprender o que são bancos de dados, como também, vai entender as vantagens de organizar dados de forma estratégica no seu dia a dia. Acompanhe!

Afinal de contas, o que são bancos de dados?

Para chegar nessa resposta, é importante entendermos as diferenças entre aquilo que chamamos de dados e o que são informações. De forma bem resumida, podemos afirmar que os dados são fatos brutos, na sua forma primária. Já a informação é o agrupamento dos dados, que organizados, passam a fazer sentido e a gerar algum conhecimento. Tranquilo, né? Entendidas essas definições, voltemos a nossa questão inicial: os bancos de dados!

Podemos dizer que um banco de dados é uma estrutura organizada de dados, que se relacionam entre si para fazer algum sentido, e com isso gerar informações.

Com a criação dessa estrutura, podemos usar os dados contidos ali para gerar relatórios, criar filtros e gráficos e, enfim, fazer diversas análises e gerar conhecimento.

Podemos dizer, portanto, que organizar dados de forma estratégica é uma forma mais eficiente de armazenar e gerir informações importantes.

As limitações de usar planilhas para organizar dados

Nesse sentido, qualquer planilha ou um software contendo informações de vendas, dados de transações financeiras, estoque ou produção funciona como um banco de dados para organizar e gerir informações.

O Excel é um dos programas mais utilizados para este fim. Ainda assim, muitos profissionais já estão procurando outras tecnologias e ferramentas mais modernas e eficientes para gerir e armazenar seus dados.

Isso porque, os processos manuais, costumam ampliar a possibilidade dos erros acontecerem. O que, com um sistema de coleta e armazenamento de dados, poderia ser reduzido ou até evitado.

As vantagens dos sistemas na organização dos dados

Dados validados, interface intuitiva, segurança, facilidade de acesso e compartilhamento. São algumas das diversas vantagens que você tem ao optar por um sistema em nuvem para coleta e gestão de dados.

Veja porque está na hora de deixar de lado as planilhas em Excel e automatizar a organização dos dados e torná-los acessíveis de qualquer lugar!

Dados precisos e escaláveis

Planilhas em Excel podem ser excelentes quebra-galhos para gerir as informações da empresa ou de um projeto. Entretanto, à medida que o negócio cresce é preciso evoluir e adotar sistemas automatizados para melhorar essa gestão.

Ao evoluir para um sistema de coleta e armazenamento de dados é possível aumentar a eficiência e a produtividade da sua gestão. Em especial, se você trabalha com um grande volume de dados. Bancos de dados muito grandes, em Excel, tendem a travar, dependendo do computador. Enquanto isso, usando um sistema em nuvem você pode ter espaço ilimitado e toda informação fica armazenada em local seguro, a um clique de distância.

Maior agilidade

Por mais que se possa organizar dados em planilhas, elas não são ágeis e claras o suficiente quanto o objetivo é fazer uma análise dos dados. Por isso, você deve contar com um sistema automatizado. Eles permitem que você faça a gestão rápida e, em tempo real dos seus dados. Além de oferecerem rapidez e eficiência na consulta desses relatórios, com a ajuda de filtros, gráficos e informações georeferenciadas.

Alavanca os resultados

Controle completo em um só lugar. Essa é uma das grandes vantagens quando você utiliza um sistema online para coleta e gestão de dados.

Com isso, é possível pensar de forma global na sua empresa e, assim, alavancar os resultados. Você tem ainda a possibilidade de reverter uma decisão rapidamente, já que as informações podem ser acompanhadas em tempo real. Coisa que em uma planilha seria mais difícil de se fazer e entender os processos como um todo.

Facilita a tomada de decisões

Além de manter sob controle qualquer dado acerca de um projeto ou negócio, com o uso de sistemas digitais você também pode ter mais segurança nas suas tomadas de decisão.

Isso porque, com sistemas especializados, você reduz os erros e retrabalho, e ainda, não perde tempo aguardando os dados serem digitado nas planilhas.

Como você pode ver, os dias em que você poderia contar com processos manuais para gerir e armazenar informações chegaram ao fim. O futuro pertence aos profissionais que conseguem otimizar suas rotinas e guiam seus esforços por dados consistentes e métodos produtivos.

Organizar dados e pensá-los de forma estratégica com a ajuda do Coletum pode ser um grande começo para essa evolução. Que tal agora?

#OrganizarDados

bottom of page