top of page

O que é registro fotográfico e a sua importância para a vistoria de projetos e atividades em campo

Atualizado: 16 de nov. de 2023

Ter a informação sobre o que é registro fotográfico é o primeiro passo para entender como maximizar este recurso e tirar proveito dele em campo.

A fotografia é uma velha aliada das pesquisas. Seu uso ganhou popularidade já no século XIX para retratar fenômenos, observar o comportamento de animais e humanos e outros eventos.

Atualmente o uso da fotografia, como complemento e base para fins científicos, ainda é essencial para diversas áreas, como a biologia, a psicologia, a engenharia, o varejo e muitas outras.

Este recurso é empregado de várias formas no cotidiano das empresas. Um deles está no registro fotográfico.

A possibilidade de aliar texto e imagem em formulários é um diferencial

A imagem auxilia visualmente o preenchimento e a leitura dos formulários, permitindo a maior riqueza de detalhes. Coisa que sem uma foto seria quase impossível de se descrever textualmente.

Para muitas situações, uma imagem vale mais que mil palavras (como já dizia o ditado popular). Ela facilita o trabalho do profissional que está preenchendo o formulário, mas também, de quem está consumindo a informação, que não terá que tentar imaginar o que a pessoa descreveu.

Com este recurso se torna possível gerir diversos aspectos relacionados ao controle de qualidade dos produtos e serviços, atestar o cumprimento de normas, certificar de que as visitas estão sendo realizadas da maneira correta, e muitas outras questões.

Entretanto, para ter acesso à todos esses benefícios, conhecimento de causa é essencial para tirar o melhor proveito deste recurso.

Saiba o que é registro fotográfico, sua importância e algumas práticas de sucesso com a utilização da fotografia na coleta de dados.

O que é Registro Fotográfico?

O Registro Fotográfico é um documento que muitas empresas utilizam para acompanhar a execução de um trabalho, aliando texto e imagem aos seus formulários.

Durante a coleta de dados, o responsável pelo trabalho, faz anotações e registra com fotos tudo o que está sendo desenvolvido, no momento em que o serviço está sendo realizado.

Saber o que é registro fotográfico, abre caminhos para entender as aplicações deste recurso.

Sua usabilidade pode estar, por exemplo, em pesquisas ambientais, em vistorias de veículos, na auditoria de obras civis, em pesquisas de preços, e muitas outras atividades onde a fotografia é fundamental para otimizar e ilustrar o andamento de cada etapa dos projetos.

Você pode usar o registro fotográfico, por exemplo, para vistoriar o andamento de uma obra, registrar com foto e criar relatórios que comprovem e embasem o andamento das atividades.

Pode ainda, usar deste recurso para promover uma comunicação mais ágil e transparente com seus clientes, pois pode compartilhar os formulários com eles.

Pode também fazer a inspeção de máquinas, equipamentos e frotas de veículos antevendo possíveis falhas e buscar soluções rápidas e eficazes para estes eventos ainda dentro das empresas.


Ebook Sucesso na Coleta de Dados

Quais as vantagens do recurso para as atividades em campo?

Agora que você já entendeu o que é registro fotográfico, vai gostar de conhecer as vantagens deste recurso.

Entre os benefícios do registro fotográfico, está a possibilidade de criar evidências e guardar históricos das tarefas realizadas.

Ganha-se também na qualidade dos dados e na rapidez com que as informações são geradas.

Além disso, o registro fotográfico torna-se extremamente útil para aproximar pessoas, e facilitar a comunicação entre elas.

Técnicos, gestores, supervisores e até mesmo clientes podem acompanhar cada etapa de trabalho, ficando a par dos projetos e em tempo real.

Entenda como maximizar o poder dos seus dados

Melhor do que entender o que é registro fotográfico e conhecer suas vantagens é saber que todos estes diferenciais podem ser ainda maximizados, e estão mais acessíveis do que você pode imaginar.

A mobilidade é uma das grandes responsáveis por esta evolução.

Longe das mesas dos escritórios, do wifi, da tela do computador e do telefone fixo, os recursos dos smartphones e dos tablets se tornaram itens de sobrevivência.

Com a crescente demanda, as ferramentas de pesquisa tiveram que se adaptar ao universo mobile.

Assim, pesquisas e registros fotográficos hoje podem ser realizados em eficientes aplicativos de smartphones ou tablets.

O Coletum é um destes aplicativos. Com ele é possível fazer anotações e armazenar fotos, tendo a garantia do horário que o formulário foi aplicado e verificar a localização em um mapa interativo.

Para isso você nem precisa estar conectado no momento da coleta de dados. E ainda, poderá compartilhar as informações com sua equipe e seus clientes, quando e onde quiser.

Da próxima vez que você estiver em campo, experimente testar estes recursos do seu smartphone ou tablet para enriquecer sua coleta de informações.

E lembre-se, se quiser saber mais sobre o que é registro fotográfico e sobre como maximizar o poder desta ferramenta, fale com a gente. Afinal, além de ter a informação é preciso entender como usá-la. Estamos aqui pra isso!


use o coletum de graça
bottom of page