top of page

Maximize a força de vendas usando a localização geográfica

Atualizado: 16 de nov. de 2023

Usar recursos de localização geográfica é essencial para que a equipe de vendas possa conhecer melhor seu cliente e possa oferecer a eles um atendimento mais efetivo.

Quem trabalha com vendas sabe que tão importante quanto conquistar um novo cliente é mantê-lo.

A venda é só o primeiro passo deste relacionamento.

Estar atento ao perfil de cliente ideal e a segmentação deste mercado tem grande impacto na evolução desta relação.

Afinal, as informações coletadas ao longo de cada contato são grandes oportunidades de conhecimento e com isso também, de sucesso no pós-venda.

Gerir todo esse processo não é uma das tarefas mais fáceis. São muitas as variáveis envolvidas.

Além das informações sobre o cliente, é preciso estar atento a várias coisas.

Entre elas a atuação da concorrência no entorno, fornecedores e parceiros potenciais que podem residir ali. Mas também, quais as rotas mais práticas e econômicas, qual o potencial de cada região… e muitos outros dados.

A solução para isso? Usar a localização geográfica à favor da melhor gestão das equipes externas.

Se você ainda tem alguma dúvida do potencial desta ferramenta para maximizar sua força de vendas, este artigo foi feito para você.

Neste texto vamos falar sobre os recursos de localização geográfica e a sua relação com o processo de venda.

Então, se você gostaria de tirar o máximo proveito desta ferramenta, não pare de ler.

A segmentação de clientes e o potencial das regiões

Maximize a força de vendas usando a localização geográfica

Como vimos anteriormente, as informações que se tem a respeito de clientes e do mercado tem grande influência no desempenho da equipe de vendas.

Para facilitar este trabalho, nada melhor que fragmentar o mercado, usando de uma velha conhecida estratégia dos vendedores, que está na segmentação por região geográfica.

Fazendo um mapeamento do local fica mais fácil entender o potencial da região e levantar dados importantes sobre ela.

Com isso a grande sacada da localização geográfica passa a ser a gestão da equipe

Muitas empresas que trabalham com vendedores externos tem problemas neste sentido.

Um vendedor de café em grãos para cafeterias, por exemplo, pode dizer que visitou o cliente e o mesmo recusou o pedido, quando na verdade ele sequer visitou a loja.

Em casos como esse, o vendedor gera gastos desnecessários para a empresa. Ele utiliza o auxílio-combustível, mas, na verdade nem saiu de casa. Pode ter falado com o cliente de casa, por meio de um contato telefônico.


Ebook Sucesso na Coleta de Dados

Uma indústria têxtil, pode servir de outro exemplo.

Para definir quais produtos serão vendidos e onde cada um deles estará disponível para os seus consumidores, os recursos de localização geográfica serão muito importantes para o seu trabalho.

Para executar estas tarefas os vendedores externos precisam conhecer o perfil de cada região. Identificar potenciais fornecedores, fazer o cadastro das lojas, acompanhar os resultados de venda, os modelos comercializados, as condições climáticas da região, o público do entorno de cada ponto comercial, e outras informações.

Todas elas importantes para apurar a visão da equipe comercial e otimizar os esforços de venda.

Ah e não podemos esquecer que este é um processo contínuo. Ao fazer este levantamento é fundamental que a equipe possa manter históricos e acompanhá-los de tempos em tempos.

Afinal, o mercado evolui e os hábitos de compra também.

Entendidas estas questões, você deve estar se questionando agora, como você poderia usar os recursos de localização geográfica para levantar todos estes dados.

Simples. Usando softwares on-line para coleta e armazenamento de dados, disponíveis inclusive para o seu smartphone ou tablet.

Maximizando a força de vendas com a localização geográfica

Maximize a força de vendas usando a localização geográfica

Fica claro perceber que o nosso dia a dia evoluiu e muito com as novas tecnologias digitais. Com os processos de venda isso não seria diferente.

Os atuais softwares on-line de gestão de dados, como o Coletum, por exemplo, permitem capturar e armazenar um volume de dados ilimitado sobre clientes, fornecedores, concorrentes e do mercado no geral.

E não apenas isso, com recursos avançados você pode ir muito além.

Cruzar dados, gerar relatórios, criar gráficos, anexar documentos e fotos em seus registros e demarcar o local das suas visitas em um mapa interativo.

Tudo isso usando simples coordenadas geográficas.

A solução, no que diz respeito à localização geográfica especialmente, oferece inúmeras possibilidades.

Com elas é possível maximizar o poder dos dados e com isso, criar um arsenal potente para ser explorado pela força de vendas.

Se uma empresa vende artigos para o varejo, por exemplo, pode mapear todos os estabelecimentos que existem dentro da sua região de atuação.

Pode acompanhar os resultados de cada um deles e incluir novos, cadastrando-os diretamente de seu celular.

Pode ainda, visualizar em um mapa interativo o endereço de todos os clientes cadastrados. Acompanhar o tempo e o percurso percorrido nos deslocamentos, fazer monitoramentos e estudar caminhos para reduzir os custos das viagens de atendimento.

E as possibilidades não param por aí. Afinal, quando se tem controle do próprio mercado e informações relevantes sobre ele, o céu é o limite.

Pense nisso se quiser cruzar a linha de chegada antes de seus concorrentes. Informação é tudo para ganhar essa disputa.


use o coletum de graça
bottom of page