top of page

Levantamento de dados em campo: 5 possibilidades para quem quer começar

Atualizado: 17 de nov. de 2023

Você precisa fazer o levantamento de dados em campo mas não sabe quais meios usar para obter suas respostas e chegar no público ideal? Nós te contamos neste post.

Quando precisamos encontrar respostas para nossos projetos, entender fenômenos ou simplesmente saber a opinião das pessoas a respeito de algum assunto não tem jeito: é preciso recorrer ao levantamento de dados em campo.

Contudo, para realizá-lo precisamos passar por diversas etapas. Definir nossos objetivos, levantar hipóteses, definir o público-alvo, identificar a amostra ideal e tantas outras questões.

Neste cenário, entender quais os melhores meios de obter as respostas que procuramos se torna um requisito para que possamos ser bem sucedidos.

Afinal, o método escolhido para a coleta de dados tem grande impacto no resultado final de qualquer projeto.

Para fazer isso temos algumas possibilidades. Usar métodos manuais ou automatizar o levantamento de dados em campo.

Coleta de dados manual versos plataformas virtuais. Quem ganha essa batalha?

Vamos ser diretos na resposta dessa pergunta existencial.

Sem sombra de dúvidas, as plataformas virtuais estão muito à frente dos métodos convencionais.

Usar formulários de papel é mais ou menos como achar uma agulha em meio a um palheiro.

Você tem uma pilha de documentos, vulnerável às intempéries do tempo, com garranchos e outras limitações.

Se perder nesse mar de papel e extraviar informações é muito fácil. Principalmente quando se trabalha com um grande volume de dados.

Coisa que não acontece quando você utiliza plataformas virtuais para coletar e armazenar dados.


coleta e gestão de dados na prática

Vantagens que te fazem chegar com mais precisão no seu público-alvo

As plataformas virtuais são uma forma de agilizar processos e ganhar precisão na coleta e no armazenamento de dados.

Com isso, elas se tornam essenciais para que empresas e organizações consigam lidar melhor com seus dados, estejam eles presentes em ambientes virtuais ou nas ruas.

Usando estas ferramentas é possível tanto desenvolver pesquisas on-line quanto fazer o levantamento de dados em campo, usando para isso aplicativos disponíveis para smartphones e tablets.

Imaginamos que agora, você queira saber como fazer isso na prática. Conheça algumas opções e analise qual delas se encaixa melhor ao seu objetivo.

Levantamento de dados em campo: sucesso nas ruas e no ambiente virtual

As duas abordagens podem trazer bons resultados. Saber quais meios utilizar depende do seu objetivo e dos desafios que se apresentam na sua coleta de dados.

1# Colete dados em campo com smartphones ou tablets

Quando o desafio está em fazer o levantamento de dados em campo, cara a cara com os usuários ou fenômenos ambientais, a solução pode estar no uso de aplicativos.

Plataformas completas oferecem este recurso para que você colete dados em campo usando apenas o seu smartphone ou tablet. E você tem uma vantagem extra neste caso, nem precisa estar conectado à internet para isso.

2# Incorpore uma pesquisa em um website existente

Ao construir o seu formulário em uma plataforma virtual um link será gerado e você poderá postá-lo onde quiser. Você pode, por exemplo, usar este recurso para fazer uma pesquisa de satisfação com clientes do seu e-commerce. Um jeito rápido, versátil e seguro de coletar respostas e saber o que os seus clientes pensam a respeito da sua marca ou produto.

3# Envie seu questionário em convites por e-mails

Se o seu objetivo é atingir uma grande amostra de forma massiva, enviar sua pesquisa por e-mail pode ser a solução ideal.

Você pode personalizar o seu e-mail e acompanhar o número de respostas e o perfil dos respondentes em tempo real.

4# Envie sua pesquisa em aplicativos de bate-papo

Se você pretende realizar uma pesquisa online e o número da sua amostra e o tempo que você tem disponível para isso permitem abordagens mais dirigidas, a opção dos aplicativos de bate-papo são ideais. Você pode usar o chat do Facebook, WhatsApp, Skype, Insta Direct, Telegram, Instagram, etc. todos eles podem ser usados para fazer sua pesquisa.

Fazendo isso você tem a possibilidade de segmentar o seu público e conversar diretamente com ele. Basta para isso, compartilhar o link da sua pesquisa nestas janelas.

5# Compartilhe o link da sua pesquisa nas redes sociais

Você pode também usar o link gerado na criação do seu formulário para coletar respostas no Facebook, Twitter ou LinkedIn.

Em um cotidiano onde as pessoas definem suas decisões de compra no ambiente virtual, entender o comportamento de consumo na sua origem é um grande diferencial.

Afinal, coletar dados de qualidade e transformá-los em informações úteis para o dia a dia das pessoas é essencial e de extrema importância nos negócios.

Saiba aproveitar este bom momento. Estude e aprenda a otimizar a coleta e o armazenamento de dados com o Coletum para sair na frente!

bottom of page