top of page

Como validar ideias e colocar o seu negócio para funcionar

Atualizado: 16 de nov. de 2023

Aprenda como validar ideias conhecendo o seu mercado e ouvindo o que seu público tem a dizer, e saiba se o seu negócio tem potencial para dar certo.

Novas ideias surgem a todo instante. A cada dia, mais e mais pessoas estão criando novas oportunidades.

Basta navegar um pouco na internet ou olhar para o movimento nas ruas que rapidamente nos deparamos com uma novidade. É compreensível, uma vez que ser dono do próprio negócio é o sonho de muita gente.

Tudo isso é muito legal. Mas quantos destes novos negócios prosperam a longo prazo? Pois é, essa é uma grande questão.

Se você está passando por esse desafio, vamos te ajudar. A ideia com esse post é esclarecer algumas questões para você entender como validar ideias e não perder dinheiro ou se frustrar no futuro com um negócio que pode não ter uma boa aceitação.

Boas ideias existem. Então, por que as empresas fecham?

Construir um negócio bem sucedido em torno de uma boa ideia vai muito além de apenas uma boa ideia. É preciso fundamentação para que o produto ou serviço se sustente no mercado.

Empresários sofrem por não conhecer o seu setor, seus clientes, não dominar conceitos básicos para gerir seu caixa, fazer sua gestão e diversos outros motivos.

Nesta lista infindável, um ponto costuma ser decisivo para o fracasso: a falta de uma necessidade do mercado para o referido produto.

Muitas pessoas acreditam que têm ideias geniais. Investem tempo e dinheiro criando seus produtos e esquecem da parte mais interessada: o público que vai consumi-los.

Para justificar ações atravessadas, colocam empecilhos como a complexidade das pesquisas, dificuldades de chegar na amostra ideal e muito mais.

A boa notícia é que tudo isso pode ser evitadode um jeito simples. Sem que você sequer tenha que sair da tela do seu computador ou largar o seu celular.


coleta e gestão de dados na prática

Conhecer como validar ideias é requisito para entender o potencial de qualquer mercado. Afinal, é nessas andanças que você vai descobrir se o mercado está disposto, ou não, a consumir seu produto ou serviço.

Encontrar essas respostas não é tão simples. Contudo, também não precisa ser complicado. Você vai precisar basicamente de três conjuntos de ações:

  1. Valide o seu mercado: Identifique o mercado da sua ideia. Certifique que ela resolve um problema real e que as pessoas estão dispostas a pagar por isso.

  2. Valide a sua ideia: valide o que o está em sua cabeça. Reúna informações e saiba o que seu público pensa a respeito do seu produto ou serviço.

  3. Valide o MVP (Produto Mínimo Viável): crie um protótipo e teste-o. Você não precisa ir muito longe com isso. O objetivo é que sua primeira versão seja útil e notável.

Nestes três estágios fazer uma pesquisa de mercado pode ajudar. Ela vai ajudar você a entender a dor e as frustrações dos seus clientes, se a solução que você está propondo vai realmente resolver os problemas deles, se existem produtos ou serviços semelhantes no mercado e muitas outras questões. Tudo para que você possa validar sua proposta de negócio  e saber se vale a pena seguir em frente, ou não.

Como validar ideias usando formulários do Coletum

Para começar a sua pesquisa de mercado e responder a questão “como validar ideias”, você vai precisar criar um formulário. Você tem várias ferramentas à sua disposição. O Coletum é uma das mais completas.

Escolha os tipos de pergunta que mais se adequam aos seus objetivos e siga adiante. Ah, lembre-se de incluir perguntas que caracterizam o perfil dos respondentes, para validar se eles têm o perfil que você está procurando.

Como validar ideias e colocar o seu negócio para funcionar

Saber a idade e o gênero é uma ótima alternativa para validar o tipo de consumidor.


No seu formulário, explore as frustrações que o seu público potencial enfrenta. Isso porque a grande maioria das pessoas consegue dizer mais facilmente “o que não quer” ou “o que não gostou” em sua experiência com um produto ou serviço do que aquilo que gostaria de melhorar. Além disso, pedir para as pessoas idealizarem a solução pode trazer um viés duvidoso para sua pesquisa. Já dizia Henri Ford “ Se eu tivesse perguntado às pessoas o que elas queriam, elas teriam dito: cavalos mais rápidos”. Pois é, como você pode ver, é muito sábio focar nas dores para encontrar o seu mercado e entender melhor como validar suas ideias.

Como validar ideias e colocar o seu negócio para funcionar

Pergunte sobre o que leva as pessoas a repetirem algum tipo de ação.


Com estas questões em mente, você pode partir para a prática. Para facilitar ainda mais o seu trabalho, vamos listar algumas questões interessantes que você pode utilizar para construir seu formulário e torná-lo mais dinâmico. Vamos lá?

Crie um roteiro para conversar com as pessoas

Planejamento é tudo! Você não pensou que na “arte de saber como validar ideias” isso seria diferente, não é?

Planeje o seu formulário. Tenha objetivos claros em mente, adote uma ordem lógica de perguntas, seja claro e dê aos respondentes formatos de respostas adequadas. Não seja tendencioso e não tente vender o seu produto, ok?

Como validar ideias e colocar o seu negócio para funcionar

Procure saber do que as pessoas gostam, dentro do seu ramo de negócio.


Saiba quem você vai entrevistar e como chegar nesse público

Quanto mais imparcial for o seu público melhor. Por isso, ao chegar na sua amostra ideal, selecione pessoas isentas, que nunca ouviram falar da sua ideia.

Pense também no perfil dos seus respondentes. Imagine que sua ideia é vender um produto para jovens. Neste caso, você pode usar essa questão como filtro em seu formulário. Inclua para isso uma pergunta sobre a faixa etária na sua pesquisa de mercado.

Como validar ideias e colocar o seu negócio para funcionar

Saber as preferências do público-alvo é primordial.


Por último, escolha a forma de distribuição da sua pesquisa para chegar no público ideal. No Coletum você pode enviar sua pesquisa por e-mail, adicionar  um link em site existente, compartilhá-la nas redes sociais ou ainda, coletar suas respostas em pessoa, indo à campo, sozinho ou em equipe, usando apenas recursos do seu celular ou tablet.

Use a localização geográfica para saber mais sobre o potencial do seu mercado

Usar recursos de geolocalização pode gerar insights interessantes a respeito do seu mercado potencial. Usando o Coletum, você pode identificar o local onde os dados foram coletados e analisar essas respostas em um mapa interativo.

Fazendo isso, você pode ter a certeza de que sua pesquisa de mercado realmente cobriu a área prevista.

Além disso, ao fazer análises mais detalhadas, você pode identificar quais das regiões pesquisadas tem mais potencial para o seu produto ou serviço.  

Adicione fotos e arquivos para enriquecer seus dados

É como diz o velho jargão popular: uma imagem diz mais que mil palavras.

Seguindo essa máxima, porque não usar fotos, arquivos e outros documentos para enriquecer o seu formulário?

Você pode, por exemplo, usar esse recurso para pesquisar a existência ou o perfil de produtos similares disponíveis no mercado. Ao levantar estes dados, você pode fotografar os produtos e fazer anotações com a certeza de que manterá tudo organizado e não perderá nenhuma informação.


coleta e gestão de dados na prática

Além destes toques básicos, você pode ir mais além. Pode, por exemplo, pedir para que seus respondentes aceitem condições específicas ou validem suas respostas com documentos comprobatórios. Pode também adicionar cabeçalhos que identifiquem a sua marca. Fazer uma introdução que apresente melhor os seus objetivos e incluir uma mensagem de agradecimento. Tudo para tornar o processo mais dinâmico e inteligente.

Mesmo assim, as coisas parecem um tanto quanto complicadas? Não se preocupe, nós temos um bônus para você: um modelo super bacana para se inspirar e criar seu formulário!

Ah, e se você ainda não está cadastrado na plataforma do Coletum, saiba que você pode fazer um registro gratuitamente e testar à vontade, sem limite de tempo de uso. Nada como a prática para levar a perfeição.

Seu público-alvo tem a prova que você precisa para saber se está no caminho certo. Interaja com eles. Que tal agora?

Gostou do que leu? Se ficou com alguma dúvida sobre como validar ideias ou criar seu formulário, não deixe de entrar em contato através do formulário deste artigo, logo abaixo. O Coletum tem um time de especialistas pronto para te ajudar!

bottom of page