top of page

As vantagens dos aplicativos com geolocalização para a coleta de dados em ciências ambientais

Os aplicativos com geolocalização estão desmistificando a relação entre pessoas, empresas e seus ambientes, intensificando a conexão entre eles.

O termo geolocalização pode ainda não fazer parte do seu dicionário, mas acredite, ele está mais próximo do seu dia a dia do que você imagina. Essa tecnologia é usada por muita gente e o tempo todo. Inclusive por você.

Mapas online, serviços de transporte, restaurantes, emergências e um contingente gigantesco de pessoas podem se beneficiar de informações geográficas – ou se preferir, dos aplicativos com geolocalização – para facilitar e otimizar suas rotinas.

Se antes, essa tecnologia era um privilégio de alguns profissionais em campos de estudos específicos, hoje ela se popularizou e está, literalmente, ao alcance das mãos de qualquer um.

Tendo um celular e o GPS ligado, não há limites para os poderes destas ferramentas.

Não é a toa que nada menos que um em cada cinco consumidores de tecnologias móveis ao redor do mundo já utiliza de ao menos um tipo de serviço baseado na tecnologia de geolocalização.

E assim como estão à favor dos consumidores, os aplicativos de geolocalização estão também à favor das empresas, que ancoradas nestes recursos têm um potencial enorme para interagir, conhecer seus clientes, controlar suas tarefas, otimizar seus processos e ampliar suas receitas.

Um pouco mais sobre os conceitos que cercam a geolocalização

Conceitualmente falando, o termo geolocalização é uma tecnologia que permite informar a posição de uma pessoa, ou um grupo delas, com base nas informações enviadas por um dispositivo.

Para que consigam este feito, os aplicativos com geolocalização, fazem uso de algumas tecnologias, entre elas o GPS, WiFi e as redes de comunicação móveis.

Assim, a partir destes dispositivos, é possível identificar o local de origem, seja ele o país, a cidade e o horário atual de onde determinada pessoa ou grupo está.

Por conta destas características, as informações geradas por essa localização são de grande utilidade para as empresas, podem servir tanto para referenciar o próprio local da coleta de dados, como também as características do entrevistado, sejam elas, o endereço residencial, horários mais propensos às compras, e muitas outras informações que dão noção do espaço e de como os consumidores interagem com eles.

O poder dos aplicativos com geolocalização para as práticas empresariais

A característica mais importante dos aplicativos com geolocalização para as empresas é a possibilidade que eles dão de associar informações a uma localização no tempo e no espaço. Fato que permite uma visão muito mais analítica para a gestão e os processos produtivos.

E é por isso que o trabalho em campo, como monitoramentos, auditorias, entregas, vistorias e muitas outras tarefas podem se beneficiar enormemente destes instrumentos.

Seja por meio de entrevistas na rua, em locais inóspitos como no mar, em ambientes agrícolas, de um computador dentro de uma empresas ou por telefone os aplicativos com geolocalização podem fornecer uma visão completa de uma organização e do seu mercado de atuação.

Por meio da coleta de dados – realizada tanto online como offline – estes instrumentos fornecem às empresas informações sobre localização, ajudam no controle das suas atividades, geram conhecimento acerca de seus clientes e ampliam o controle dos trabalhos feitos por colaboradores em campo.

Tudo isso, com grande precisão e interatividade, uma vez que estes aplicativos também permitem interações, como anexar fotos, notas fiscais de produtos e outros documentos necessários, por exemplo, para a validação das respostas e ainda, o acompanhamento da coleta de dados em tempo real.

Sem contar na comodidade e nos ganhos em agilidade. Estas soluções erradicam erros comuns dos processos manuais, como garranchos e o retrabalho, pois todos os dados já estão digitalizados com fotos, documentos e localização GPS anexadas.

A tecnologia aplicada aos estudos ambientais

Sob a perspectiva dos estudos ambientais, os aplicativos com geolocalização podem representar uma grande evolução no que diz respeito às práticas empresariais, a ação do homem sobre o meio ambiente e vice-versa.

Além da utilização destes instrumentos no levantamento direto (em campo) como forma de catalogação de dados espaciais, o uso de aplicativos associados aos estudos ambientais possibilitam aos profissionais da área otimizar inúmeras outras tarefas.

Com os aplicativos de geolocalização se torna possível, mais prático e intuitivo fazer mapeamentos temáticos, avaliar os impactos ambientais em determinada área, obter dados socioeconômicos, físicos-bióticos, geológicos, delimitar áreas com potencial turístico, registrar o crescimento das áreas urbanas e até gerir equipes, que podem, por exemplo, atuar na conservação de parques nacionais ou florestas.

Prova mais do que latente, de que estas novas tecnologias não apenas estão revolucionando a forma como lidamos com a geografia, mas também, como a maior noção destes espaços está modificando a nossa forma de viver e interagir com o mundo a nossa volta.


use o coletum de graça
bottom of page