top of page

5 aplicativos para pesquisa científica muito úteis para universitários

Atualizado: 17 de nov. de 2023

Usar bons aplicativos para pesquisa científica pode aumentar os seus conhecimentos e facilitar a vida na faculdade. Conheça 5 ferramentas essenciais para todo universitário.

Se tem algo que tira o sono de muitos universitários são as semanas de prova e os trabalhos acadêmicos.

Se organizar com os estudos e as tarefas é fundamental para passar por estes desafios sem aperto.

Então, que tal conhecer alguns dos melhores aplicativos para aumentar seu conhecimento, se organizar com as tarefas e ainda facilitar sua vida na universidade? Veja abaixo.

Aplicativos para pesquisa científica essenciais durante a jornada acadêmica

Quando falamos em aplicativos para pesquisa científica estamos nos referindo àquelas ferramentas que dão possibilidade aos estudantes de organizarem suas agendas, formatarem seus trabalhos e ganharem tempo em seus estudos.

Eles são perfeitos para qualquer universitário que procura eficiência e praticidade em uma rotina que é tradicionalmente agitada.

Microsoft To-Do  

A vida no campus é cercada de muitos compromissos, tarefas e outras responsabilidades com prazos bem definidos. Para quem quer se organizar, sem correr o risco de esquecer nenhum detalhe, o App To-Do se torna essencial.

Com ele é possível gerenciar as tarefas diárias, aumentando a produtividade e reduzindo o nível de estresse. Isso porque, além da possibilidade de criar checklists para o seu dia a dia, o aplicativo permite que você faça anotações e crie lembretes para não perder o prazo das tarefas. 

O aplicativo tem versão gratuita e está disponível para todas as plataformas.

Feedly

Encontrar tempo para manter-se atualizado e ainda, filtrar aquilo que é relevante daquilo que não é, em meio a um turbilhão de dados que recebemos todos os dias é realmente desafiador.

O Feedly existe justamente para isso. Com o aplicativo você acompanha, lê e compartilha seus sites favoritos e áreas de interesse, tudo de forma organizada. Sempre que houver uma notícia relacionada ele cria um lembrete para te manter informado. O App é gratuito e disponível para Android e iOS.

Kindle

A  leitura é um hábito saudável e acompanha (ou pelo menos deveria acompanhar) todo estudante. E, como atualmente, o celular é outro companheiro diário, porque não unir essas duas necessidades?

Com o App Kindle você pode transformar o seu celular em um aplicativo de leitura. Com isso, você não precisa ter um Kindle físico para ler seus ebooks. O App está disponível em diversas versões, incluindo computadores, smartphones e tablets. E você pode baixá-lo e sincronizá-lo em todas as plataformas. Assim, de onde estiver pode continuar sua leitura, da página onde parou, com todos os destaques e ainda, ler todas as anotações que fez e pesquisar definições das palavras do seu interesse.

FastFormat

Sabe toda aquela parte exaustiva que é colocar os trabalhos acadêmicos dentro das normas científicas, como ABNT, revistas nacionais e internacionais? Pode ficar muito mais simples se você tiver acesso ao software FastFormat.

Ele é um aplicativo para pesquisa científica bem completo para a produção de documentos acadêmicos. Com ele você edita rapidamente seus textos, pode fazer revisões e fazer uma análise completa para garantir a originalidade do seu conteúdo.

Coletum

Lidamos com a coleta de dados o tempo todo, seja para interpretar informações, acompanhar tendências ou tomar decisões. Na universidade isso não é diferente.

Para toda e qualquer produção científica, a pesquisa se torna essencial. E junto dela, o armazenamento seguro das fontes, amostras e referências utilizadas nesta construção.

Perder informações no meio do caminho, principalmente quando lidamos com muitos dados, documentos em papel e diferentes planilhas é muito fácil. Mas não para quem tem o Coletum como um parceiro nesta jornada.

Ele é uma plataforma para coletar, armazenar, organizar e compartilhar sua pesquisa científica. Ideal para estudantes que trabalham com um grande volume de informações e dados contínuos.

Mesmo que você não seja da área de pesquisa, como as ciências ambientais e exatas, pode se beneficiar da ferramenta para criar formulários e compilar tudo em uma única plataforma, prática de usar e disponível pra você a qualquer hora e em qualquer lugar.

Como você pode ver o mercado oferece inúmeras opções quando o assunto são aplicativos para pesquisa científica. O melhor que você tem a fazer é testá-las para descobrir a ferramenta que mais combina com as suas necessidades.

Que tal agora? Saiba que o Coletum, além da versão gratuita, tem pacotes especiais para estudantes e professores.

bottom of page