top of page

Tenha os dados sob seu controle



Informação é poder, mas não basta coletar dados, é preciso coletar dados de forma profissional a fim de analisar estes dados do jeito certo e gerar insights.


Ter as informações certas é uma forma de Poder, mas ter dados não necessariamente é ter informações. Parece um enigma, mas a afirmação é mais simples do que parece, além de bem conhecida por grandes empresas que usam os dados de forma estratégica para gerar informações valiosas para obter lucro, seja em decisões, desenvolvimento de produtos e serviços ou, ainda, a venda delas a terceiros.


O fato é que praticamente todos nós geramos dados o tempo inteiro, seja ao utilizar um aplicativo no smartphone, acessar um site de compras, assistir um filme no serviço de streaming, usar um serviço de mapa e localização, entre outros tantos exemplos. Analisando do outro ponto de vista, enquanto um pesquisador ou gestor de uma empresa, sabemos o quanto a coleta destes dados é necessária e, principalmente, sua análise e interpretação.

Nossos hábitos diários geram dados

As empresas estão o tempo inteiro recebendo nossos dados e os utilizando de alguma maneira, sendo que a maioria de nós sequer lê o contrato e seus termos de uso, que costumamos aceitar de imediato, sem questionar, a fim de pertencermos àquele universo e fazer parte de um grupo (família, trabalho, amigos, lazer etc). As corporações mais lembradas como coletoras ou compradoras de dados são as famosas: Google, YouTube (da Alphabet Inc.), Facebook e Twitter.


Um dos motivos que fazem estas empresas crescerem é saber coletar os dados certos e, sobretudo, analisá-los e interpretá-los da maneira certa, além de terem a consciência de que é necessário investir em tecnologia e pessoas para extrair o melhor destes dados que é informação valiosa e lucrativa. Com ela, é possível personalizar e aprimorar a experiência com o usuário, dirigir melhor grandes decisões e até comercializá-la para outras empresas que não possuem a mesma capacidade gigantesca e difundida de coletar dados.

Dados geram informações, e informações geram poder

Com a análise de dados é possível saber em tempo real o que as pessoas estão falando sobre uma marca ou assunto do momento, qual o perfil das pessoas que consomem o seu produto ou serviço, e até das que não consomem, bem como saber se estão satisfeitas com o atendimento prestado e identificar vulnerabilidades. Inclusive, é possível consertar erros, evitando crises e, principalmente, evitar erros de forma proativa, o que se trata de uma grande economia de recursos.


Embora, neste texto, estamos focando nas possibilidades de poder que a análise de dados oferece no âmbito estratégico e de gestão empresarial, vale mencionar que as informações têm um poder praticamente imensurável que pode impactar não somente na vida das pessoas e das empresas, mas também de instituições, governos e países.


Isso é o que mostra o filme “The Post - A Guerra Secreta”, que retrata o vazamento de documentos secretos do Pentágono sobre a Guerra do Vietnã, em que o governo evita a todo custo sua publicação pela imprensa, mostrando na prática o poder do acesso à informação.


Sabendo o quanto vale coletar e interpretar dados devidamente, as empresas têm investido para aumentar a velocidade de análise de dados, já que eles são gerados de forma exponencial e, portanto, difícil de armazenar e utilizar se não for escolhida a ferramenta correta para tal necessidade. As empresas de sucesso também sabem que o mundo está sempre mudando e o consumidor cada vez mais dinâmico, menos fiel e mais exigente.

Grandes decisões e resultados precisam das soluções certas

Na era digital, certamente usar papéis para coletar e analisar dados não é mais uma opção, tanto pelos riscos envolvidos, quanto pela falta de praticidade, agilidade e alto custo. Dessa forma, a digitalização sem dúvidas é o melhor caminho, sendo que já existe solução especializada para coleta, armazenamento e análise de dados, como é o caso do Coletum.


O Coletum pode ser utilizado pelo computador, celular, tablet e qualquer dispositivo móvel mesmo sem internet a partir do seu próprio aplicativo com interface intuitiva de fácil uso e integração com diversas plataformas e formatos de arquivos. Além disso, é possível enviar coordenadas geográficas de onde ele está sendo preenchido.



Vale reforçar que o Coletum foi desenvolvido especialmente para empresas, profissionais e todos que precisam coletar, armazenar e analisar dados para qualquer finalidade, como, por exemplo:


  • Monitorar obras na construção civil;

  • Realizar inventário florestal;

  • Fazer acompanhamento de qualidade laboratorial;

  • Realizar vistorias e auditorias;

  • Controlar o abastecimento de frotas;

  • Entre outros tipos de coletas de dados.


Conheça melhor as funcionalidades do Coletum e faça um teste grátis:



Comments


bottom of page