top of page

Uso da tecnologia no campo: o que torna esta prática tão necessária?

O uso da tecnologia no campo revolucionou também a coleta de dados, permitindo que áreas sejam monitoradas até mesmo em ambientes onde a internet não chegou.

Com o advento das tecnologias a agricultura atingiu um novo patamar. Ferramentas essenciais para o monitoramento do meio ambiente surgiram, contribuindo para o aumento da produtividade, a redução dos gastos e a melhoria da qualidade das culturas.

Justamente por isso, pensar em agronegócios, se opondo ao uso da tecnologia no campo, hoje já não é mais viável.

Elas chegaram, não apenas para ficar, mas causaram uma verdadeira revolução no setor.

As finalidades de uso são diversas e os benefícios estão ao alcance de todos

Com o uso da tecnologia no campo, o produtor e o técnico rural, podem entender melhor todo o processo de produção e obter mais informações para suas tomadas de decisão. O que pode significar uma grande diferença entre aquilo que será lucro ou prejuízo no plantio.

Entretanto, um dos entraves para a aquisição destes instrumentos é o investimento inicial, que pode assustar, em especial, pequenos produtores.

Mas até neste ponto a tecnologia pode ajudar. No mercado, hoje já é grande a oferta de diferentes softwares voltados aos mais diversos desafios diários das lavouras. Muitos inclusive, a preços acessíveis e até com versões gratuitas.

As opções atendem diversas necessidades, entre elas a gestão da produção, o controle de pragas, ou ainda o mapeamento de áreas de plantio por imagens via satélite.

Softwares voltados à coleta de dados são um bom exemplo disso. Em uma realidade, onde o produtor já conta com maquinários inteligentes e insumos usados de forma peculiar em cada ambiente, estes sistemas podem ser uma alternativa para otimizar todo o trabalho.

Uso da tecnologia no campo e a coleta de dados. O que muda nesta combinação

Não é de hoje que os agricultores fazem uso das pesquisas em campo para detectar problemas, monitorar suas lavouras e otimizar sua produção.

Entretanto com o uso da tecnologia no campo, todas essas tarefas, ganharam não apenas mais agilidade, como também maior precisão.

A coleta de dados, associada às fotos do local e recursos de geolocalização são capazes de identificar com perfeição na lavoura a existência de pragas e falhas, problemas no solo, erosão e o assoreamento de rios, lugares com deficiências hídricas, e outras realidades, tudo por meio de um programa que é facilmente acessado do celular, tablet ou computador.

Para isso o usuário nem precisa estar conectado à Internet. O preenchimento dos formulários pode ser feito com o celular ou tablet, sem a necessidade da Internet. Quando houver conexão, com um clique os dados são enviados para um servidor seguro e ficam instantaneamente disponíveis para visualização e download a partir do computador.

A internet será necessária apenas quando o usuário optar por preencher o formulário pelo computador. Nesse caso, os dados ficam disponíveis para visualização e download em tempo real.

Por meio de análises técnicas destas coletas de dados os produtores podem se antecipar, eliminando problemas que possam provocar prejuízos nas propriedades.


Ebook Sucesso na Coleta de Dados

Um passo de cada vez, mas rumo a grandes avanços no campo

A coleta de dados e as tecnologias mobile acompanham os avanços recentes do conhecimento computacional, como o desenvolvimento de aplicativos, instrumentos mais leves, avançados links de dados, sofisticados sensores e a miniaturização de componentes.

Mas ainda precisam vencer as resistências dos produtores rurais. Tudo o que é novidade, neste ambiente, demora um pouco mais para acontecer. Mas, assim como foi o advento do celular, não tardará para que o campo seja tomado por estas tecnologias.

O uso de aplicativos móveis para a coleta de dados cabe como uma luva para estas questões.

Por seu baixo custo, o agricultor e o técnico rural podem avançar no uso da tecnologia no campo, dando um passo de cada vez. A tecnologia se torna simples e acessível, e aos poucos vai se fundindo as rotinas e mostrando seus benefícios.

O usuário se cadastra no sistema, seleciona um plano de assinatura (o que pode ser gratuito) e começar a usar o aplicativo para a coleta de dados, que promete facilitar a gestão e orientar sobre as tomadas de decisão no manejo da produtividade das culturas. Tudo de um jeito fácil, dinâmico e muito preciso.


use o coletum de graça

#ColetadeDados

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page