top of page

Produtividade e trabalho: otimize suas rotinas de forma prática

Atualizado: 16 de nov. de 2023

O mundo é digital e exige novos comportamentos para equilibrar a equação produtividade e trabalho. Aprenda como tornar a sua rotina mais eficiente.

Com a chegada de outubro, um alerta sacode as nossas mentes. Em exatos três meses, mais um ano chegará ao fim.

Junto do susto, vem a sensação de que o ano correu rápido demais. O ano, as semanas, os dias…o universo todo ao nosso redor parece caminhar a passos largos e num ritmo frenético.

Produtividade e trabalho são palavras de ordem neste tempo. Onde ser eficiente é um pré-requisito para a sobrevivência em um mercado de trabalho altamente competitivo.

Fazer melhor em menos tempo, eis a questão. É o nosso desafio diário!

Se você também lida com essa necessidade em seu dia a dia, vai gostar de conhecer alguns caminhos para aumentar sua produtividade. Acompanhe comigo!

Produtividade e trabalho. Aprenda a equilibrar esta equação

Aproveite melhor o seu tempo

Produtividade e trabalho: otimize suas rotinas de forma prática

Muitas pessoas acreditam que seu dia deveria ter mais que 24 horas para que pudessem dar conta de todas as tarefas diárias.

No entanto, o segredo para ser mais produtivo está no melhor aproveitamento do seu tempo.

Para isso, saber quais tarefas do seu dia vão demandar mais tempo e requerer mais da sua atenção, é essencial.

Criar checklists para controlar a agenda facilita todo esse trabalho e ajuda a equilibrar a equação produtividade e trabalho.

Para tornar estes instrumentos ainda mais ágeis, você pode inclusive abrir mão da tradicional agenda de papel.

Existem softwares online muito práticos que você pode usar para criar seus checklists. Do seu computador, você pode criar o seu planejamento e acompanhar as atividades.

E se você trabalha em campo, isso não é problema. Você pode preencher as informações do seu tablet ou smartphone. Fazer observações e ainda anexar fotos e outros documentos para manter tudo sob controle.

Todas as informações ficam disponíveis on-line e você pode ainda exporta-las para PDF, trabalhar nelas em planilhas do Excel ou em programas como Access, R, MATLAB, SAS/STAT, entre outros.

Mantenha o foco

Produtividade e trabalho: otimize suas rotinas de forma prática

Aprender a focar nas coisas importantes e suprimir as urgentes é outra questão essencial, quando o assunto é produtividade e trabalho.

Cada vez que você se distrai, seu corpo demora um tempo para que sua atenção se volte novamente para a atividade na qual estava realizando. E isso desperdiça um tempo precioso na sua rotina.

Para evitar cair nesta armadilha, evite interrupções. Crie horários para checar seus e-mails, notícias ou suas redes sociais.

E quando estiver trabalhando em seus projetos, evite trabalhar com muitas janelas, planilhas simultâneas ou manusear diferentes equipamentos ao mesmo tempo.

Softwares ou aplicativos digitais, que concentrem diversas atividades em uma única plataforma são saídas interessantes.

Você evita distrações e o seu corpo agradece. Afinal, a energia que você gasta em tarefas improdutivas e peso extra na bagagem geram cansaço e ansiedade.

Compartilhe tarefas

Produtividade e trabalho: otimize suas rotinas de forma prática

Seja na faculdade ou no trabalho, você certamente pode dividir sua carga de trabalho com alguém. Afinal, dificilmente trabalhamos sozinhos, não é mesmo?

Sob esta ótica, produtividade e trabalho, se torna uma combinação até mais leve.

O melhor caminho para fazer disso uma realidade é estabelecendo uma comunicação direta e transparente com as pessoas que estiverem trabalhando com você.

Para evitar que ruídos atrapalhem essa comunicação você pode fazer uso de aplicativos e softwares online, como o Coletum por exemplo.

Eles podem ajudar você e sua equipe a se organizarem melhor, planejar o tempo das tarefas, controlar e acompanhar o desempenho de cada membro, de forma segura e com controles de acesso individuais.

Use a tecnologia à seu favor

Produtividade e trabalho: otimize suas rotinas de forma prática

O mundo é digital. E se quisermos estar adequados a esta nova realidade, precisamos nos render ao uso das tecnologias para tirar proveito delas e equalizar a questão produtividade e trabalho.

Mas não apenas isso, devemos usá-las para fazer render o nosso tempo.

Para podermos estar focados naquilo que a gente realmente gosta e está disposto a fazer.

Aplicativos e softwares online estão aí para isso. E o Coletum, é um bom exemplo, que eu gostaria de te apresentar.


Ebook Sucesso na Coleta de Dados

Ele é um programa para coleta e armazenamento de dados, na qual você pode usar para organizar seus projetos, criar listas de tarefas, checklists, fazer vistorias, pesquisas e uma infinidade de tarefas.

Nele você pode incluir imagens, fotos e outros documentos, tudo para validar seus dados e manter-se concentrado em suas atividades.

Além disso ele poupa seu tempo, facilitando a busca dos documentos, por organizá-los todos em uma única plataforma.

Todo o seu material ficará armazenado em nuvem. Assim, você pode conservar seus dados e arquivos em segurança, e ainda, compartilhar seu material com quem quiser, controlando todas estas atividades.

E estes são apenas alguns dos recursos disponíveis. Que tal fazer um teste e conhecer todo o potencial da ferramenta? Aposto com você, que o Coletum poderá acelerar bastante a sua produtividade, de onde você estiver e a hora que você precisar.


use o coletum de graça
bottom of page