top of page

Porque fazer pesquisa de mercado é importante para sua startup?

Atualizado: 16 de nov. de 2023

Fazer pesquisa ajuda a amadurecer uma ideia e a conhecer o mercado. Quando usada por uma startup pode fazer uma verdadeira revolução. Entenda agora mesmo!

Assim como o universo das startups, a forma de fazer pesquisa também tem evoluído em ritmo acelerado. Esse fato abre infinitas possibilidades para a criação de soluções mais eficientes e de custos mais baixos.

A utilização de plataformas virtuais é um bom exemplo disso. Elas ajudam e muito quem deseja abrir um novo negócio ou já tem uma empresa em operação.

Profissionais de diversos segmentos têm feito uso delas para validar suas ideias, conhecer seu público-alvo, estudar a concorrência, acompanhar tendências e encontrar o caminho certo.

No dia a dia de uma startup isso não é diferente. Muito pelo contrário. Afinal, quando lidamos com negócios digitais e escaláveis, as coisas caminham a passos ainda mais largos.

Sabendo disso, fica fácil chegar na conclusão de que fazer pesquisa é muito importante para uma startup. Mas nós podemos ir além.

Veja abaixo algumas das vantagens que você tem ao fazer pesquisa de mercado e como garantir que sua estratégia comece bem. Vamos lá?

Vantagens de fazer pesquisa de mercado para startups

Bem, se você chegou até aqui é porque acredita que fazer pesquisa é uma boa estratégia para colocar em prática na sua startup.

Antes, porém, de prosseguir sua leitura, gostaríamos de reforçar uma questão. Ter um bom planejamento e processos bem amarrados garante mais assertividade no decorrer do seu projeto. Portanto, se achar válido, complemente sua leitura entendendo os fatores de sucesso que todo pesquisador deve conhecer e siga adiante!

A pesquisa pode validar e amadurecer uma ideia

Se você já leu sobre empreendedorismo e startups deve saber que esse é um mercado bastante concorrido, e que muitas empresas fecham em pouco tempo de vida.

Muitos destes erros poderiam ser evitados. Principalmente, se o insight dessa ideia viesse acompanhado de uma boa pesquisa de mercado. Afinal, ela é essencial para saber se uma ideia será bem aceita. Mas também, se ela realmente resolve os problemas desse mercado e se existirão compradores dispostos a pagar por ela.

Se a empresa já está consolidada, isso não é um problema. Fazer pesquisa deve se tornar um hábito. Afinal, é ouvindo a opinião do público que problemas poderão ser identificados e melhorias poderão ser implementadas ao longo do tempo.

Captura informações valiosas para sua startup

Ao sentir o mercado e conversar com as pessoas a respeito das suas ideias você poderá levantar dados valiosos. Eles ajudarão você e a sua equipe a tomarem decisões mais seguras e validadas.

Além disso, ao fazer uma pesquisa você pode ter insights e percepções, que sem o uso dessa estratégia você não teria.

Tudo isso é uma grande oportunidade para sua empresa transformar simples contatos em clientes potenciais. Assim como, é um caminho para que novas possibilidades sejam geradas. Afinal, você estará aprendendo com informações do seu público-alvo e da concorrência.

Ajuda a gerar valor para seus produtos/serviços

Ter uma proposta de valor bem definida é essencial em qualquer negócio, principalmente para uma startup. Afinal, não adianta apenas ter uma boa ideia ou produto, é preciso ter diferenciais claros e que façam sentido para o público que vai consumi-lo.

Fazer pesquisa é fundamental também nesse quesito. Ela é importante porque torna os dados mais confiáveis. Com isso, você se destaca da concorrência e aumenta o engajamento com o seu público-alvo.

Identifica tendências e mostra os caminhos a seguir

Testar o conceito de uma ideia ou produto, ou ainda, avaliar o que funciona em um negócio, antes de investir tempo e dinheiro é uma grande questão. E as pesquisas podem ajudar nisso também.

Ao fazer pesquisa você pode descobrir coisas muitas valiosas. Muitas delas vão impedir o fracasso e muitos erros no decorrer do seu caminho.

Com os dados que você vai coletar nesses estudos, terá a chance de se preparar melhor e sair na frente da concorrência. Essas informações poderão ser usadas como uma importante arma, tanto para a reavaliação da sua ideia ou produto, como também para a criação de novas estratégias, que muito têm a ver com o sucesso do seu negócio.

Certamente, vimos provas suficientes para comprovar que fazer pesquisa de mercado no universo das startups realmente pode fazer uma grande diferença no trabalho realizado.

Não se trata apenas de saber se a sua empresa terá grandes oportunidades, mas, de construir uma proposta de valor que esteja realmente conectada com o seu público e o seu mercado de atuação.

Ainda não se sente confiante para dar início a sua pesquisa? Saiba que no blog do Coletum você tem vários outros conteúdos relacionados que podem te ajudar a compreender melhor tudo isso. Não deixe de conferir.

bottom of page