top of page

Pesquisa Quantitativa: Características, Tipos e Melhor Ferramenta

Conheça os diversos tipos de pesquisa quantitativa e qual a melhor ferramenta ou software para coleta, armazenamento e análise.





A pesquisa quantitativa é uma técnica empregada para coletar informações de caráter numérico, as quais serão examinadas via métodos estatísticos.


Esse tipo de pesquisa envolve questões que geram informações quantificáveis e busca entender quantos indivíduos compartilham uma mesma opinião, em vez de identificar a opinião individual.


Neste artigo, abordaremos os principais aspectos da pesquisa quantitativa, suas características, tipos e como a plataforma Coletum pode auxiliar nesse processo.



Características da Pesquisa Quantitativa


A pesquisa quantitativa apresenta algumas características distintas que a tornam uma opção interessante para diversos contextos e objetivos. A seguir, listamos as principais:



1. Coleta de dados confiáveis e precisos


Devido à natureza numérica dos dados coletados e analisados, os resultados obtidos em pesquisas quantitativas tendem a ser extremamente confiáveis e precisos.


Isso ocorre porque os números apresentam uma visão objetiva e imparcial da investigação, reduzindo as chances de discrepâncias e distorções.



2. Coleta de dados rápida


A velocidade é outra característica marcante da pesquisa quantitativa. Geralmente, esse tipo de pesquisa é conduzido com um grupo que representa uma população, chamado de amostra representativa.


A aplicação de questionários ou outros métodos de pesquisa quantitativa aos participantes costuma ser simples e demandar menos tempo.



3. Análise de dados abrangente


Uma das vantagens da pesquisa quantitativa é fornecer um amplo escopo em termos de coleta de dados. Isso ocorre porque os métodos empregados permitem analisar grandes volumes de informações e estabelecer padrões e tendências relevantes.



4. Eliminação de vieses e alterações


A pesquisa quantitativa não oferece margem para opiniões ou desvios nos resultados. Os dados obtidos são numéricos e, portanto, não há possibilidade de interpretações equivocadas que possam afetar a contagem e análise das informações coletadas.



Tipos de Pesquisa Quantitativa


Existem diversos tipos de pesquisa quantitativa, cada um com suas particularidades e aplicações. Vamos abordar os principais a seguir:


Pesquisa de Correlação


A pesquisa de correlação busca estabelecer relações entre duas variáveis e analisar como uma impacta a outra e quais mudanças são observadas.


Esse método é realizado para avaliar relações naturais e, no mínimo, dois grupos diferentes são necessários para conduzir esse tipo de pesquisa com sucesso.



Pesquisa Experimental


A pesquisa experimental, como o nome indica, é baseada em uma ou mais teorias. Por exemplo, uma teoria não comprovada é considerada uma suposição.


Nesse tipo de pesquisa, é realizada uma análise para confirmar ou refutar a afirmação de uma teoria. Esse método é comumente utilizado em pesquisas nas ciências naturais.



Marketing Quantitativo


O marketing quantitativo se refere ao uso de métodos numéricos para obter informações sobre a opinião do cliente. A aplicação de pesquisas é o método principal utilizado no marketing quantitativo.


Os dados obtidos podem ser utilizados por equipes voltadas ao cliente para implementar medidas corretivas e melhorar os níveis de satisfação dos consumidores.



Estudo Longitudinal


Os estudos longitudinais consistem na coleta de dados ao longo do tempo, com o propósito de examinar mudanças, desenvolvimento ou evolução de fenômenos em um período prolongado.


Os pesquisadores acompanham a mesma amostra durante um intervalo temporal específico, coletando informações em momentos determinados.


Esse tipo de pesquisa possibilita a análise de tendências, a identificação de padrões de comportamento e a investigação das causas e consequências em uma perspectiva temporal.



Estudo Transversal


O estudo transversal é uma forma de pesquisa que coleta dados em um único momento no tempo, em um ponto específico.



Os pesquisadores recolhem informações de uma amostra que representa de forma adequada a população-alvo e analisam os dados para identificar as características, comportamentos, atitudes ou opiniões predominantes naquele momento específico.



Esse tipo de pesquisa é realizado rapidamente e oferece uma visão instantânea da situação, porém não possibilita a análise de mudanças ao longo do tempo.



Coletum: Solução para Pesquisa Quantitativa


A plataforma Coletum oferece diversas ferramentas e funcionalidades que podem auxiliar na realização de pesquisas quantitativas, incluindo:



  • Criação e personalização de formulários: com o Coletum, é possível criar formulários totalmente personalizados, com diferentes tipos de perguntas e opções de resposta, incluindo perguntas abertas, fechadas, numéricas, de múltipla escolha, escalas e muito mais.


  • Coleta de dados online e offline: a plataforma permite a realização de pesquisas online, via links e offline, utilizando o aplicativo Coletum para dispositivos móveis. Isso facilita a coleta de dados em diferentes contextos e situações.


  • Análise e visualização de dados: o Coletum oferece recursos de análise e visualização de dados, incluindo gráficos, tabelas e relatórios personalizáveis, que facilitam a interpretação e compreensão dos resultados das pesquisas quantitativas.


  • Exportação de dados: os dados coletados podem ser facilmente exportados para diversos formatos, como Excel, CSV, KML e PDF.


  • Integração com outras ferramentas: a plataforma Coletum possui API para permitir a integração com diversas outras ferramentas e aplicativos, além de possuir um pacote R para análise estatística, ampliando as possibilidades de análise e automação de processos relacionados à pesquisa quantitativa.



A pesquisa quantitativa é um método valioso para a coleta e análise de informações numéricas, permitindo a obtenção de resultados confiáveis, precisos e abrangentes.


A plataforma Coletum oferece soluções eficientes e práticas para auxiliar pesquisadores e profissionais na realização desse tipo de pesquisa, proporcionando maior agilidade e precisão no processo de coleta e análise de dados.


Conheça melhor as funcionalidades do Coletum e faça um teste grátis:



bottom of page